Leitura Popular da Bíblia
Abrir de novo a porta da casa do povo
Cinco módulos com Odja Barros sobre o método que devolve a Bíblia ao povo e à comunidade.

O que você vai estudar.
A Bíblia chegou à América Latina na mão de quem conquistava, e o povo aprendeu a lê-la de olhos fechados. A leitura popular da Bíblia nasce para abrir de novo a porta dessa casa. A pastora e biblista Odja Barros percorre as raízes do movimento, de Carlos Mesters e Elsa Tamez às comunidades de base, e mostra como ele dá voz aos sujeitos silenciados: os pobres, as mulheres, a comunidade que interpreta. Diante do fundamentalismo e da bibliolatria, apresenta o método no caminho de Emaús, com a experiência de três décadas da Igreja Batista do Pinheiro.
- ProfessoraOdja Barros
- FormatoOnline, gravado, no seu ritmo
- Aulas35 aulas curtas, de 12 minutos em média
- Carga7h00 em 5 módulos
- LegendasPortuguês
- AcessoComputador e celular
- CertificadoNos cursos livres ao vivo, para os planos Avançado e Fundador/a
Módulos e aulas.
35 aulas em 5 módulos. Quando a plataforma abrir, a primeira aula será gratuita: basta criar a conta, sem cartão de crédito.
MÓDULO 1A Bíblia na América Latina e a leitura popular
7 aulas
O curso começa pela porta. A partir da parábola de Carlos Mesters, em Por trás das palavras, a professora Odja Barros mostra como a Bíblia, memória de um povo escrita em mutirão, deixou de ser a casa do povo e passou ao controle de especialistas. Em seguida o módulo vai ao lugar de onde nasce a leitura popular: uma América Latina que recebeu a Bíblia junto com a conquista, como lembra a frase de Jomo Kenyatta sobre a terra e o livro. Com Elsa Tamez, a Bíblia volta a ser lida como memória histórica dos pobres; com o método histórico, cai a pretensão de uma leitura neutra e universal. O módulo fecha com as razões éticas e políticas para uma hermenêutica da libertação, que enfrenta feridas coloniais ainda abertas e não separa o rigor da ciência bíblica do compromisso com o povo.
- A parábola da porta e a Bíblia como casa do povoA aula abre com a parábola da porta, que Carlos Mesters conta em Por trás das palavras: uma casa de porta aberta para a rua, que aos poucos passa ao domínio de especialistas, e depois a retomada da casa pela gente comum. A professora Odja Barros lê nessa imagem a essência da leitura popular da Bíblia, um livro feito em mutirão, memória de um povo e de sua experiência de Deus. Ela percorre o confinamento do texto em templos e mosteiros na Idade Média, a Reforma como devolução da Bíblia ao povo em língua vulgar e os limites que ainda ficaram, como o preço das impressões. E aponta que hoje a distância é outra: nasce do modo como se lê. A turma observa que a mudança na parábola acontece de forma sutil, com aparência de coisa boa.
- A Bíblia na América Latina, massacre e colonizaçãoNão dá para falar de leitura popular da Bíblia sem olhar como a Bíblia chegou à América Latina. A professora Odja Barros apresenta o plano do componente e parte da frase de Jomo Kenyatta, primeiro presidente do Quênia: quando os missionários chegaram, os africanos tinham a terra e eles a Bíblia; ensinaram a rezar de olhos fechados e, ao abri-los, a terra tinha mudado de mão. A aula fala de massacre e colonização sem romantismo e retoma a imagem de Carlos Mesters da Bíblia como flor sem defesa, que serve ao projeto de quem a segura. Por ser um texto de muitos discursos, a Bíblia pode tanto oprimir quanto libertar. Daí a leitura popular como parte do movimento bíblico latino-americano e semente do que hoje se chama leitura decolonial.
- Elsa Tamez e a Bíblia como memória dos pobresEsta aula apresenta A Bíblia dos oprimidos, de Elsa Tamez, biblista da primeira geração latino-americana, e o pressuposto que orienta toda a leitura da Bíblia no continente: a Bíblia como memória histórica dos pobres. A professora Odja Barros mostra que o livro chegou nas mãos dos opressores, mas guarda a memória de um povo escravizado e de um Deus que escuta o gemido, como em Êxodo 3. Como pode um livro nascido dessa história virar instrumento de dominação? A resposta passa pelo uso: a Bíblia sozinha não liberta nem oprime, e por isso importam os modos de ler. A aula critica a recepção eurocêntrica do texto, que fez povos latino-americanos e africanos se verem como inferiores, como se Deus já não se revelasse em suas próprias experiências.
- Resgatar as memórias marginais da tradição bíblicaComo tirar a Bíblia das mãos do opressor? A professora Odja Barros explica que a hermenêutica latino-americana da libertação aproxima os textos dos conflitos teológicos, políticos e sociais presentes em sua formação e busca os elementos marginais da tradição. O exemplo central é o Êxodo: antes de ser nação, o povo hebreu era gente espoliada, os hapirus, vistos como bandidos sociais, que encontra em Deus um caminho de libertação. A aula mostra como essas memórias foram absorvidas por narrativas oficiais e perderam a força crítica, a ponto de a Bíblia chegar ao continente quase pela mão do faraó. A conversa com a turma leva ao presente: a Bíblia é também livro cultural e político, e emancipar o povo para lê-la é um desafio que segue aberto.
- Método histórico e a falsa neutralidade da leituraNenhuma leitura é neutra. A aula mostra o lugar da exegese no movimento bíblico latino-americano e a escolha pelo método histórico contra a leitura literalista dos grupos fundamentalistas, para quem a Bíblia se interpreta sozinha e perde o sentido histórico. A professora Odja Barros desmonta a pretensão universal da leitura eurocêntrica, feita a partir do homem branco europeu e norte-americano, que entregou ao continente uma Bíblia branca, sem pobres, sem negros e sem mulheres. Por isso a leitura popular inverte o centro e põe o povo empobrecido no lugar de quem lê. A aula termina nas raízes africanas da Bíblia: Moisés casado com uma midianita e formado ao lado de Jetro, sacerdote de Midiã, em busca do Deus da montanha.
- Leitura popular, emancipação e ciência bíblicaA leitura popular da Bíblia não é só um jeito diferente de fazer estudo bíblico. A professora Odja Barros mostra que, separada da sua origem, ela perde o sentido: é busca de uma leitura que emancipe os mais pobres e os torne sujeitos da própria interpretação, algo que soa ameaçador para igrejas que preferem um intérprete único falando por toda a comunidade. A aula percorre a herança da modernidade, da Reforma ao Iluminismo, quando a Bíblia deixa de ser serva do poder religioso e se torna objeto de estudo, dando origem à ciência bíblica, à arqueologia e ao estudo das línguas originais. E desfaz um equívoco comum: popular não é o oposto de científico. A leitura popular usa essas ferramentas com outra linguagem e outra pedagogia.
- Razões para uma hermenêutica bíblica da libertaçãoPor que a América Latina precisou de uma hermenêutica bíblica da libertação? A professora Odja Barros reúne as razões. A primeira é ética e política: uma leitura que encare feridas coloniais ainda abertas, já que toda leitura da Bíblia produz efeitos no mundo, até a literalista, que aliena. A segunda é desnaturalizar o que a leitura colonial ensinou a aceitar como vontade de Deus, da desigualdade ao racismo estrutural e à violência contra as mulheres. A terceira é recusar o conhecimento pelo conhecimento: centenas de comentários bíblicos não bastam se não transformam realidades injustas. A aula fecha com a leitura a partir dos pobres, que abriu espaço para mulheres e população negra e quer escutar o gemido, como Deus no Êxodo.
MÓDULO 2Novos sujeitos na leitura da Bíblia e na teologia
5 aulas
Depois do intervalo, a professora Odja Barros se apresenta: pastora da Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, há mais de trinta anos, autora de Flores que rompem raízes e de Tirando o véu do Apocalipse. Em diálogo com Gayatri Spivak, o módulo pergunta quem teve voz na teologia que se consome até hoje e apresenta a leitura popular como espaço para novos sujeitos: pobres, mulheres, a comunidade. Passa por referências como a RIBLA e os comentários bíblicos latino-americano e africano, discute com a turma se a teologia europeia também é contextual e contrapõe a leitura doutrinária, que põe a Bíblia a serviço da doutrina, à livre interpretação comunitária. Termina nas diferenças entre colonialismos teológicos e na fé transformada em produto pelo neoliberalismo.
- Odja Barros e os sujeitos silenciados da teologiaA aula começa com a professora Odja Barros contando sua trajetória: mais de trinta anos de pastorado com o esposo na Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, mestrado e doutorado sobre os efeitos da leitura popular da Bíblia na comunidade, e os livros Flores que rompem raízes e Tirando o véu do Apocalipse, pela Editora Recriar. Em seguida entra no tema dos novos sujeitos hermenêuticos com Gayatri Spivak, sua pergunta sobre se o subalterno pode falar e a noção de violência epistêmica. A teologia que se repete desde Tertuliano e Agostinho é fruto de poucas vozes e de muitos silenciamentos. A leitura popular devolve a palavra a pobres, mulheres, jovens e crianças, e mostra a diferença entre consumir teologia e fazer teologia.
- RIBLA e os comentários bíblicos latino-americanosQuais obras mostram uma Bíblia lida a partir do próprio continente? A professora Odja Barros lembra que, no seminário batista em Recife, entre 1989 e 1993, não havia um único autor latino-americano na bibliografia, só traduções norte-americanas. A aula apresenta a RIBLA, revista bíblica latino-americana em espanhol que reúne biblistas católicos e protestantes de vários países, com os números disponíveis pelo Verbo Divino; o Comentário Bíblico Latino-Americano, ligado à missão integral e de perfil evangélico, que percorre a Bíblia livro por livro; e o Comentário Bíblico Africano, que desmonta leituras colonialistas. A partir do próprio trabalho com o Apocalipse na pandemia, ela mostra o que muda quando se comenta a Bíblia pisando o chão da realidade.
- Toda teologia é contextual, inclusive a europeiaTeologia negra, teologia feminista, teologias indígenas, teologia latino-americana: todas costumam ser chamadas de contextuais. A professora Odja Barros pergunta à turma se a teologia europeia também não seria, e a resposta vai se construindo junto. A aula mostra que o rótulo serviu muitas vezes para diminuir essas teologias diante de uma tradição europeia e norte-americana que se apresentava como universal, quando respondia a perguntas que só faziam sentido no seu próprio lugar. O exemplo é a tese de Elsa Tamez, que relê as doutrinas do pecado e da graça a partir do pobre latino-americano e vira pelo avesso uma teologia que culpa o oprimido pela própria desgraça. Toda teologia nasce de um contexto; a diferença está em reconhecer isso.
- A comunidade como intérprete e a leitura doutrináriaNa leitura popular da Bíblia, os empobrecidos, as mulheres e a comunidade inteira tornam-se intérpretes. A professora Odja Barros compara o magistério católico, que reserva a interpretação a um grupo, com o princípio protestante do poder interpretativo da comunidade, enfraquecido pelo individualismo e pela figura do intérprete oficial. Conta que foi nos círculos bíblicos, e não na escola bíblica de modelo bancário, que viu esse princípio acontecer. A aula traz o ditado adaptado, diga-me como lês a Bíblia e eu te direi que teologia tens, e define a leitura doutrinária: a Bíblia usada só para confirmar o que a igreja já crê, como no tema do batismo. Contra ela, a livre interpretação comunitária, que incomoda quem quer controlar o texto.
- Fundamentalismo, neoliberalismo e novos colonialismosA turma pergunta se os estudos decoloniais distinguem a teologia europeia da norte-americana, e a professora Odja Barros mostra que sim: o fundamentalismo nasce nos Estados Unidos como reação ao liberalismo teológico europeu, que abria a teologia à ciência, à filosofia e à antropologia, e é ele que mais coloniza os evangélicos no Brasil hoje. Diante de outra pergunta, se a teologia da libertação não ficou acadêmica demais, ela concorda em parte, mas separa o movimento intelectual da leitura popular nascida nas comunidades eclesiais de base, depois reprimida pela própria instituição católica. A aula termina na teologia neoliberal, que transforma a fé em produto e o povo em consumidor: uma colonização das consciências.
MÓDULO 3A Escritura, a teologia e a comunidade que lê
6 aulas
O sábado começa pela relação entre Bíblia e teologia. Com Joseph Fitzmyer, a Escritura aparece como alma da teologia, e com Martin Dreher a história mostra como cada época leu a Bíblia e produziu sua teologia dominante, até o evangelho transformado em mercadoria de hoje. A professora Odja Barros reconhece os limites da leitura popular, nascida em outro Brasil, e pergunta à turma que ferramentas cada comunidade tem para renovar a leitura bíblica. A partir dos relatos e da experiência da Igreja Batista do Pinheiro, o módulo fala de resistências, perdas e gerações futuras, passa pelo movimento de Jesus à margem e pelo cânon, mergulha em João 21 e chega ao fundamentalismo, à crítica bíblica e à pluralidade de métodos, sem canonizar nenhum.
- A Escritura como alma da teologiaA aula abre com uma indicação de leitura: Escritura, a alma da teologia, de Joseph Fitzmyer, pela Loyola. A tese ajuda a ver que a teologia cristã é fruto dos modos como a Igreja leu a Bíblia ao longo da história, e por isso o modo de ler define a teologia que se produz. A professora Odja Barros anuncia o objetivo do dia, pensar a leitura popular como alternativa às leituras fundamentalistas, e trata do presente: teologias da prosperidade e do domínio, coachings religiosos e um fiel convertido em consumidor e empreendedor. Ela indica ainda o livro de Martin Dreher sobre as leituras da Bíblia na história do cristianismo e explica por que essas teologias de mercado prosperam onde há pobreza, violência e insegurança: oferecem soluções mágicas.
- Leituras da Bíblia na história e a leitura popularCom o livro de Martin Dreher sobre a Bíblia, suas leituras e interpretações na história do cristianismo, publicado pela Sinodal e pelo CEBI, a aula percorre a história: os primeiros cristãos, a patrística, os movimentos de pré-reforma que já chamavam a Igreja à pobreza apostólica, a Bíblia nas reformas de Lutero, Zuínglio, Calvino e dos anabatistas, até o liberalismo e o fundamentalismo. A professora Odja Barros mostra que a opção pelos pobres do movimento bíblico latino-americano foi retomada, não novidade. E faz uma avaliação honesta: a leitura popular tem limites, nasceu em outro Brasil e corre o risco de perder relevância se não atualizar a linguagem. Ainda assim, deu às igrejas ferramentas próprias, que muitas nem chegaram a usar.
- Renovar a leitura bíblica na comunidadeDe que adianta criticar as teologias importadas sem ter alternativa para oferecer? A professora Odja Barros pergunta à turma que ferramentas cada um usa para renovar a leitura bíblica na comunidade, e os relatos aparecem: um pastor que introduz aos poucos outra imagem de Deus, uma igreja batista de raiz fundamentalista que muda devagar, uma escola bíblica que estuda Carlos Mesters e José Antonio Pagola. A partir de mais de três décadas na Igreja Batista do Pinheiro, ela conta que a maior resistência veio dos jovens, enquanto os mais velhos sustentaram a mudança, e que nenhuma renovação acontece sem perdas. O resultado é uma igreja tida por muitos como herética, mas que encoraja outras comunidades e pensa nas gerações que virão.
- O movimento de Jesus, a margem e o cânonA professora Odja Barros propõe pensar Jesus como movimento, e não como personalidade: um grupo pequeno e periférico da Galileia, à margem do judaísmo do templo, que permaneceu com os marginalizados do começo ao fim. Daí a postura diante da leitura popular da Bíblia, que não pretende virar o modo dominante de ler nas igrejas brasileiras nem repetir o modelo das comunidades eclesiais de base dos anos 1980. Estudar os evangelhos com Carlos Mesters e José Antonio Pagola já é romper com a revistinha da JUERP e os autores batistas do sul dos Estados Unidos. A aula chega ao cânon: quantos evangelhos ficaram de fora, e como o Evangelho de João, sem a palavra apóstolo e com o discípulo amado no centro, quase não entrou.
- João 21 e a conversão de Pedro ao amorPor que o Evangelho de João tem um capítulo 21 se a conclusão já está em João 20,30-31? A professora Odja Barros, que ensina evangelhos, mostra a estrutura do livro, com os sete sinais até o capítulo 12 e a cruz como grande sinal, e indica a Bíblia Nova Pastoral, que traz o capítulo como apêndice. A hipótese da aula é que a própria comunidade do discípulo amado escreveu esse acréscimo para atender ao critério de ligação com um apóstolo e garantir a entrada no cânon. Mas o fez com sabedoria: Pedro, contramodelo de discípulo ao longo do evangelho, é convertido ao discipulado do amor, e o diálogo entre ágape e filia revela a força do texto. A turma conta que sua tradução chama o capítulo de epílogo.
- Fundamentalismo, crítica bíblica e métodosLer a Bíblia com as ferramentas da ciência não tira sua sacralidade; ao contrário, a redimensiona. A professora Odja Barros entra no tema do fundamentalismo, nascido como reação ao liberalismo teológico: inerrância, a ideia de que a Bíblia interpreta a própria Bíblia e a recusa de toda crítica bíblica, palavra que aqui significa investigar a formação dos textos, como mostram Gênesis 1 e 2. A aula discute o método histórico-crítico e o erro de canonizar qualquer método, como fez a Igreja Católica ao adotá-lo oficialmente, e lembra a semiótica e a leitura literária da Bíblia. Nem a leitura popular deve ser canonizada: vale todo caminho que devolva à comunidade o poder de interpretar e faça da Bíblia, de novo, a casa do povo.
MÓDULO 4A Bíblia libertada da bibliolatria
8 aulas
Depois do intervalo da manhã de sábado, a professora Odja Barros parte das perguntas da turma para enfrentar o nó central do curso: o lugar que a Bíblia ocupa na fé das igrejas. O módulo distingue as perguntas de estudioso das perguntas que interessam ao povo, mostra como levar a crítica bíblica à comunidade sem ferir sua relação afetiva com o texto e nomeia a bibliolatria que transformou a Escritura em nova lei de pedra. Passa pela revelação que continua na vida, pelos textos de violência do Antigo Testamento, pelo uso político da Bíblia e propõe os profetas e Jesus de Nazaré como chaves de leitura. Fecha com um balanço franco da missão integral e com o testemunho da Igreja Batista do Pinheiro, que resiste à Braskem em Maceió lendo a Bíblia pela profecia.
- Aparições do ressuscitado e as perguntas do povoA turma pergunta como tratar com o povo as aparições do ressuscitado em João 21, que certos críticos chamam de mito. A professora Odja Barros responde que perguntar pela substância do corpo glorificado é questão de estudioso desconectado da vida das comunidades. A leitura popular deixa o povo fazer as perguntas que lhe interessam. O exemplo é Emaús, aparição narrada só por Lucas: o que importa é como o ressuscitado reanima discípulos desalentados na partilha do pão. A aula retoma ainda o capítulo 21 de João como acréscimo que garantiu a entrada do evangelho no cânon e recuperou a figura de Pedro, prova de que a Escritura é processo divino e humano.
- Formação bíblica gradual e respeitosaComo trazer a crítica bíblica à comunidade sem dessacralizar o texto? A partir de mais de trinta anos de ministério, a professora mostra que esse caminho se faz aos poucos: primeiro, na escola bíblica, cursos sobre como surgiram os evangelhos e como o cânon se formou, desfazendo a ideia de uma Bíblia quase psicografada. A aula insiste que só quem mantém os pés na comunidade encontra linguagem para respeitar o vínculo afetivo e sagrado do povo com a Escritura, e critica pastores que subestimam a capacidade das pessoas e as deixam presas a leituras ingênuas. A turma lembra o livro de Alberto Maggi, Como ler o evangelho e não perder a fé, e a infantilização dos fiéis pelas igrejas.
- Bibliolatria e a autoridade da vidaA aula nomeia a bibliolatria, que considera violenta e danosa: o princípio reformado de só a Escritura, que tirava a Bíblia das mãos de um clero dominador e a devolvia ao povo, virou idolatria do que está escrito. A professora Odja Barros retoma a máxima que Carlos Mesters repete, atribuída a Santo Agostinho: Deus escreveu dois livros, a vida e a Bíblia, e o segundo serve para iluminar o primeiro. Daí um princípio da leitura popular, a autoridade da vida acima do texto. Para sustentá-lo, a aula lê o eu sou o caminho, a verdade e a vida como Jesus ocupando o lugar da Torá e o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, e mostra por que essa leitura quase nunca encontrou lugar nas igrejas evangélicas.
- A revelação contínua e os textos de violênciaSe a Palavra se fez carne em Jesus, ela continua a se revelar na vida hoje, e a Bíblia é memória viva dessa revelação, não seu ponto final. A professora mostra como o fundamentalismo suspende o diálogo entre Escritura e história e trata como heresia os livros que ajudam a ler melhor. Depois enfrenta o problema que o literalismo não resolve: os textos que justificam genocídio, escravidão e sacrifício humano. Com o quase sacrifício do filho de Abraão e a filha de Jefté, a aula mostra um povo vindo de tradições politeístas ainda aprendendo quem é Deus, e Jesus desfazendo a teologia do sacrifício. A turma lembra uma escola bíblica que tentava justificar Jefté.
- A Bíblia instrumentalizada na cultura e na políticaLer a Bíblia de outro modo não salva só a igreja, mas uma cultura ocidental marcada por leituras como a do pecado original, usada desde os primeiros séculos para dominar pela culpa, até as indulgências medievais. A professora Odja Barros examina o político que agita a Bíblia para ganhar votos, o texto evocado nos legislativos, as bíblias de grife e a Bíblia como amuleto: a flor sem defesa de que fala Carlos Mesters. A aula lembra a leitura cristã que legitimou o nazismo, a reação do liberalismo teológico e o fundamentalismo que voltou a dogmatizar o texto, até o reconstrucionismo cristão citado pela turma. Contra isso, recorda Jesus, que nunca andou com a lei na mão e deixava os discípulos colherem espigas no sábado.
- Profetas e Jesus como chaves de leituraOs guardiões da Bíblia não respeitam a Bíblia: usam o sentimento religioso sincero do povo latino-americano como desculpa para um projeto de poder. A professora mostra que a Escritura que eles evocam é a mesma que denuncia a exploração dos pobres, como em Amós, e que quem extorque em nome de Deus é que não é bíblico. Lembra ainda que o povo nunca deve ser culpado, ovelhas sem pastor diante desses discursos. A aula oferece consolo a quem se sente acusado de infidelidade ao virar a chave da leitura e propõe dois critérios para conferir qualquer interpretação: os profetas, que confrontaram reis e sacerdotes, e Jesus de Nazaré, servo sofredor que prefere a cruz a se render ao projeto de domínio do império.
- Missão integral e o limite da práticaA turma pergunta por que a missão integral perdeu força. A professora Odja Barros, que caminhou com o movimento no Nordeste, responde com autocrítica: havia livros, mas faltavam igrejas e pastorais que vivessem essa teologia, e tanto a missão integral quanto a teologia da libertação se elitizaram em vozes de homens brancos intelectualizados, deixando a periferia aos pentecostais, que estavam lá onde os teólogos não estavam. Ela conta a primeira ruptura da Igreja Batista do Pinheiro, quando a classe média saiu em bloco diante da chegada real dos pobres ao mesmo banco. A aula conclui que uma leitura comprometida com os empobrecidos exige kenosis, um esvaziamento da igreja.
- A prática local e a resistência da igrejaA aula fecha o módulo apontando outro limite da missão integral, o fundamentalismo bíblico sustentado por seus financiadores, e convida a turma a acreditar no valor do trabalho local, sem holofotes nem financiamento, feito de pequenas revoluções. A pergunta sobre a Braskem leva ao testemunho da Igreja Batista do Pinheiro: depois das saídas da classe média, ficou uma comunidade que resiste há quase dois anos com o templo interditado e recusa o dinheiro da mineradora, decidindo em assembleia não se render. A professora mostra aí para que serve a leitura popular: ler a Bíblia pela chave dos profetas e de Jesus produz uma igreja que faz profecia, longe da medida do sucesso pastoral.
MÓDULO 5O caminho de Emaús e o método da leitura popular
9 aulas
Na sessão da tarde de sábado, a última do curso, a professora Odja Barros chega ao terreno que conhece por dentro, da pesquisa de mestrado e doutorado à pastoral de mais de trinta anos na Igreja Batista do Pinheiro. O módulo conta como a leitura popular da Bíblia nasceu no Brasil dos anos 70 e 80, entre comunidades eclesiais de base, educação popular de Paulo Freire e o CEBI, e apresenta o método por três imagens: o triângulo Bíblia, comunidade e realidade, o caminho de Emaús em Lucas 24 e a parábola da dracma perdida. Explica por que se diz leitura e por que se diz popular, e termina, já em tom de testemunho e despedida, com as implicações dessa leitura para a cristologia, a ética, a pedagogia, a autoridade da comunidade e a missão profética da igreja.
- Origens da leitura popular da Bíblia no BrasilA aula abre a última sessão retomando o percurso do curso, do lugar hermenêutico latino-americano à crítica do fundamentalismo, e anuncia o tema da tarde: a prática da leitura popular nas comunidades de fé, que a professora Odja Barros estudou no mestrado e no doutorado tomando como caso a própria igreja. Situa o nascimento da leitura popular nos anos 70 e 80, na redemocratização, na efervescência dos movimentos populares, na pedagogia de Paulo Freire e nas comunidades eclesiais de base. Mostra ainda que a promessa reformada de pôr a Bíblia na mão do povo, cumprida em teoria, hoje se desfaz, com o povo devolvendo a Bíblia às lideranças para que leiam por ele.
- Raízes ecumênicas e decoloniais da leitura popularA leitura popular nasce ecumênica: a professora Odja Barros destaca a imagem fundadora de um frei católico, Carlos Mesters, ao lado de um pastor congregacional e de uma religiosa inserida nas lutas populares, irmã Agostinha, e a criação do CEBI, o Centro de Estudos Bíblicos, para organizar o movimento. A aula a situa no movimento bíblico latino-americano e na teologia da libertação, como reação ao projeto missionário que usou a Bíblia na conquista do continente. Mostra que, antes do termo existir, essa já era uma hermenêutica decolonial: rompe com a exegese europeia que se apresentava como neutra e universal e assume o lugar dos pobres e oprimidos de um continente explorado.
- Educação popular e o triângulo hermenêuticoNão há leitura popular da Bíblia sem educação popular, insiste a professora, que chegou ao tema também pela pedagogia de Paulo Freire: ler não é só juntar letras, é ler o mundo. A aula mostra os círculos bíblicos de camponeses que, mesmo sem saber ler, interpretavam a Bíblia, e o processo de desaprender narrado por Carlos Mesters em Por trás das palavras. Apresenta então o triângulo hermenêutico, hoje também desenhado como espiral: Bíblia, comunidade e realidade. Daí a ruptura mais difícil para igrejas protestantes: a Bíblia não é o mesmo que a Palavra de Deus, mas memória escrita de uma experiência que se revela no encontro desses três polos.
- Leitura comunitária, gênero e o caminho de EmaúsNinguém encontra sozinho a Palavra de Deus na Bíblia, livro feito em mutirão, como diz Carlos Mesters. A aula critica o individualismo herdado do protestantismo clássico e afirma que a leitura popular só se vive em comunidade. Em seguida apresenta Lucas 24, o caminho de Emaús, como desenho do método, e reconstrói o contexto dos discípulos que voltam desapontados de Jerusalém. A professora conta que foi nos grupos populares do CEBI, nos anos 90, que conheceu a leitura de gênero e a étnico-racial, e mostra como a iconografia também interpreta: há muitos bons pastores e filhos pródigos pintados, mas nenhuma imagem de Deus como a mulher que procura a dracma.
- Os três passos do método no caminho de EmaúsCom a categoria de gênero, a professora Odja Barros relê Emaús como possível caminho de Clopas e sua mulher, e percorre o texto passo a passo, como quem desenha o método. Jesus não chega anunciando verdades, mas perguntando sobre o que conversam: primeiro passo, partir da realidade, escutar como o povo lê a vida. Depois expõe as Escrituras como amigo de caminho, não como professor: segundo passo, usar a Bíblia para iluminar a realidade. Os olhos, porém, só se abrem na casa, à mesa, no pão partilhado: terceiro passo, criar comunidade, e o sinal de morte vira sinal de vida. A aula liga esse caminho à crítica de Paulo Freire à educação bancária e à hierarquia de saberes que a leitura popular desfaz.
- Pedagogia da transgressão e a dracma perdidaO caminho de Emaús não é roteiro de estudo bíblico, adverte a professora: é ruptura de lugar, de modelo pedagógico e de postura ética, que tira o pastor do lugar de quem traz a verdade. A aula chama isso de pedagogia da transgressão e liga a leitura popular a outras epistemologias, de Nego Bispo a bell hooks, leitora e interlocutora de Paulo Freire. Apresenta então a segunda imagem do método, a parábola da dracma perdida em Lucas 15, 8 a 10, trabalhada por Nancy Cardoso e Carlos Mesters num livreto do CEBI com desenhos para quem não lê. A mulher que percebe a perda dentro de casa abre a consciência: perdemos a Bíblia para pastores, padres e doutores.
- A Bíblia perdida em casa e o sentido de popularAs igrejas evangélicas, que um dia construíam salas de educação cristã antes do templo, hoje perderam a Bíblia dentro da própria casa, nos galpões de pregação bancária e nas leituras fundamentalistas que suspendem a interpretação. A professora percorre a parábola como método: reconhecer cada canto da casa, acender a candeia, varrer as camadas de interpretação herdada e, ao encontrar, chamar amigas e vizinhas para celebrar a vida, não para afirmar uma lei. A aula explica a escolha das palavras: leitura, como leitura do mundo, e popular, não como exegese rasa, mas como recusa da hierarquia de saberes, sem abrir mão das ferramentas das ciências bíblicas.
- Implicações cristológicas, éticas e pedagógicasPara fechar o curso, a professora Odja Barros reúne, em tom de testemunho pastoral, o que a leitura popular mudou em sua prática. A implicação cristológica pergunta como esta comunidade vive a fé em Jesus Cristo no seu contexto, como fizeram as comunidades que geraram quatro evangelhos diferentes, cada uma respondendo à sua realidade. A ética comunitária põe a supremacia da vida acima da lei, critério do próprio Jesus. A pedagógica e metodológica pergunta quem faz teologia na igreja: não o pastor, mas a comunidade inteira, crianças, mulheres e idosos, com voz e vez nos espaços de estudo bíblico. A aula provoca: tratar as pessoas como alunos, sem luz, é negar a leitura popular da Bíblia.
- Autoridade da comunidade e missão proféticaA comunidade tem autoridade para reler a fé, a Bíblia e a tradição, e isso tem preço. A professora conta como a Igreja Batista do Pinheiro, depois de dez anos de trabalho bíblico e teológico, releu a questão da homossexualidade e foi excluída da convenção, sem respeito à autonomia da igreja local nem ao seu poder interpretativo. Indica Quatro frágeis liberdades e desromantiza o método: não serve para crescer nem para ficar bem, mas para dizer, como Jesus, eu, porém, vos digo. A última implicação é eclesiológica e missiológica: a natureza da igreja é a profecia, anúncio e denúncia, na linha de Lucas 4. O curso termina com a indicação dos materiais e grupos do CEBI e um até breve nos caminhos de Emaús.
Cursos relacionados.
Todos entram na mesma assinatura da plataforma digital.