Espiritualidade no Apocalipse
Resistência e esperança contra o fim do mundo
O Apocalipse não é um manual do fim do mundo. Em quatro encontros, Kenner Terra mostra o livro que está por baixo das leituras de terror: uma obra litúrgica, judaica e profundamente teológica, escrita para sete igrejas de carne e osso.

O que você vai estudar.
Poucos livros da Bíblia foram tão lidos e tão maltratados quanto o Apocalipse de João. No Brasil, uma tradição vinda dos Estados Unidos ensinou a lê-lo como mapa do futuro: arrebatamento, grande tribulação, anticristo, milênio. O curso começa desfazendo esse hábito e propõe outro caminho — ler o Apocalipse como se lê qualquer texto bíblico, pelo seu gênero, pelo seu contexto e pelas suas imagens.
O que aparece então é um livro com teologia densa: uma cristologia cósmica que nasce do Cordeiro imolado, uma eclesiologia de mártires e testemunhas, um discurso sobre o Espírito, e uma crítica frontal ao império e às concessões que as igrejas faziam a ele. É daí que sai a espiritualidade do título: um jeito de estar no mundo, feito de resistência, de esperança e de recusa a vender a alma a qualquer projeto de poder.
O percurso passa pela história da interpretação — Eusébio, Justino Mártir, Orígenes, Joaquim de Fiore, o dispensacionalismo do século XIX — e pela literatura apocalíptica judaica que o Apocalipse herda: primeiro Enoque, quarto Esdras, o apocalipse de Abraão, os manuscritos de Qumran. O último encontro faz o caminho do texto: Domiciano, o culto ao imperador, a mulher sentada sobre sete montes, Patmos, Jezabel e as crises internas das igrejas, e a estrutura literária que conta duas vezes a mesma história.
Kenner Terra é pastor da Igreja Batista Betânia, no Rio de Janeiro, mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com pesquisa sobre primeiro Enoque e sobre o Apocalipse de João. É autor de Os anjos que caíram do céu e de Apocalipse de João: caos, cosmos e o contradiscurso apocalíptico, e tem se dedicado também à hermenêutica pentecostal e à relação entre Bíblia e cultura.
O curso tem 30 aulas, distribuídas em quatro módulos.
- ProfessorKenner Terra
- FormatoOnline, gravado, no seu ritmo
- Aulas30 aulas curtas, de 11 minutos em média
- Carga5h44 em 4 módulos
- LegendasPortuguês
- AcessoComputador e celular
- CertificadoNos cursos livres ao vivo, para os planos Avançado e Fundador/a
Módulos e aulas.
30 aulas em 4 módulos. Quando a plataforma abrir, a primeira aula será gratuita: basta criar a conta, sem cartão de crédito.
MÓDULO 1Ler o Apocalipse com responsabilidade
9 aulas
O primeiro encontro monta a porta de entrada. Kenner Terra conta de onde vem a sua pesquisa — primeiro Enoque, o demoníaco, a linguagem de caos e cosmos — e situa o Apocalipse dentro da literatura do segundo templo, entre a Bíblia Hebraica e a cultura romana. A partir daí, o módulo desfaz o hábito dispensacionalista de ler o livro como mapa do futuro e mostra o que se ganha quando se lê o texto pelo que ele é: o hino do capítulo 5, com a sua cristologia cósmica; a igreja das duas testemunhas e dos 144 mil; as imagens de destruição do capítulo 19 e a catarse que elas provocavam; as sete igrejas reais da Ásia e o chamado a sair da Babilônia. Fecha com as duas chaves que vão sustentar o curso inteiro: o gênero apocalíptico, que revela como o céu funciona e denuncia como a terra funciona, e as referências internas, em que uma imagem só se entende ao lado da outra.
- O professor, Enoque e a literatura apocalípticaKenner Terra se apresenta e conta de onde vem a sua leitura do Apocalipse. Pastor no Rio de Janeiro, formado em teologia e em ciências da religião, estudou no mestrado a literatura do segundo templo e primeiro Enoque, especialmente o conceito de demoníaco que reaparece nos evangelhos como espírito imundo. No doutorado, orientado por Paulo Nogueira, trabalhou o Apocalipse com as ferramentas da semiótica da cultura de Yuri Lotman e das teorias da memória de Jan e Aleida Assmann, e passou a ler o livro menos como resposta a uma perseguição e mais como contradiscurso à paz romana. A aula explica por que Apocalipse é o nome de um gênero, e não só de um livro, e situa o período do segundo templo como a chave para entender o que veio depois.
- Bíblia Hebraica, cultura romana e o livro para ler primeiroTodas as imagens do Apocalipse são releituras: Ezequiel, Daniel, Zacarias, Deuteronômio, a literatura apocalíptica e também a cultura romana, com as cenas do Coliseu que alimentam o imaginário dos monstros e dos mártires. A aula percorre essa dupla origem, lembra que o livro foi escrito para ser lido por um e ouvido por muitos — bem-aventurado no singular, bem-aventurados no plural — e que a sua primeira função era provocar imaginação, oferecer aos ouvintes um outro mundo para habitar. Fecha com a bibliografia do curso: Richard Bauckham, Christopher Frilingos e, como porta de entrada, o livro de Michael Gorman sobre ler o Apocalipse com responsabilidade.
- Por que falar de espiritualidade no ApocalipsePor que falar de espiritualidade num livro que todo mundo associa ao fim do mundo. A aula reconstrói o dispensacionalismo que chegou ao Brasil vindo dos Estados Unidos: a história dividida em sete dispensações, o arrebatamento antes da grande tribulação, o anticristo — palavra que, aliás, não aparece no Apocalipse. Mostra como essa leitura costura Mateus, Joel e Zacarias com as imagens de João para desenhar um roteiro do futuro, e o que ela faz perder: a teologia, a cristologia, a eclesiologia e a proposta de espiritualidade que estão no texto. Também apresenta a linguagem simbólica dos números, em que sete, doze e cento e quarenta e quatro mil significam antes de descrever.
- O hino do Cordeiro: cristologia, igreja e martírioUma leitura demorada de Apocalipse 5, o hino ao Cordeiro. O sacrifício, no texto, não serve apenas para reconciliar: é o que dá a Cristo autoridade para abrir os selos, isto é, para ser senhor do cosmos e da história, de toda tribo, língua, povo e nação. Daí o professor tira duas consequências: não há exclusivismo étnico nessa cristologia, e a igreja que o livro imagina é comunidade de testemunhas e mártires — as duas testemunhas do capítulo 11 e os cento e quarenta e quatro mil, lidos como figuras do povo de Deus, e não como contagem de salvos ou como as torres gêmeas.
- Apocalipse 19, a catarse e as desgraças de cada épocaO capítulo 19 e as imagens que assustam: a espada que sai da boca, as aves convocadas para o grande banquete, a carne dos reis e dos poderosos. A aula mostra que essa é a linguagem típica dos textos apocalípticos e que, no fundo, ela diz que Deus julgará a violência das nações — para João, a violência de Roma. Com Adela Yarbro Collins, apresenta a ideia de catarse: o texto quer que os ouvintes se sintam vingados do império. E acompanha o que acontece quando essas imagens são aplicadas a cada desgraça de cada época, da peste bubônica à pandemia, das vacinas ao código de barras.
- Sete igrejas reais, profecia como denúncia e a saída da BabilôniaAs sete igrejas do Apocalipse são sete igrejas reais da Ásia, e não sete períodos da história da igreja. A partir daí a aula recoloca o que é profecia na tradição de Israel: não previsão do futuro, mas denúncia e anúncio. O que João denuncia é a conivência das igrejas com Roma — o dragão com quem elas estão bem, e que em breve as perseguirá. Os cavalos do capítulo 6 são cavalos de guerra, o branco entre eles, e não Cristo. E o chamado, sai da Babilônia, povo meu, é o pedido para que ninguém venda a alma a projeto de poder nenhum. A aula termina lembrando que o Apocalipse é atravessado por hinos: é uma obra litúrgica.
- Mudando o olhar: ler o Apocalipse fora das escatologiasMudando o olhar, primeiro passo: desconectar o Apocalipse da escatologia e lê-lo como documento autônomo. A aula desmonta o mapa que costuma ser aplicado ao livro — pré, meso e pós-tribulacionismo, pré e pós-milenismo, amilenismo — e mostra que nem arrebatamento nem anticristo estão no texto. O que resta, feita a limpeza, é o trabalho de ler o livro em relação com outros textos sem costurá-los num roteiro: as três séries de sete, selos, trombetas e taças, como releitura das pragas do Egito, que puniam o Faraó e libertavam o povo.
- Isaías 6, as pragas do Egito e a liturgia em dois atosA aula acompanha, com Isaías 6 aberto ao lado de Apocalipse 4, o modo como João recebe a tradição e a transforma: os serafins viram quatro viventes cheios de olhos, e o Senhor dos exércitos vira o Senhor Deus todo-poderoso, aquele que era, que é e que vem. A mudança não é descuido: é teologia, porque interessa a João dizer que o senhor de todas as coisas não é César. A partir daí aparece a estrutura litúrgica do livro, com a revelação de Jesus ao lado do Pai e do Espírito e a entronização do capítulo 11, e o recomeço do capítulo 12, que conta a mesma história com outras palavras.
- Gênero literário e referências internasO que era um apocalipse: um tipo de texto que descreve como o céu funciona, interpreta o que acontece na terra e cria nos leitores a expectativa de que este mundo está prestes a ser transformado. A aula fecha o módulo com a segunda chave de leitura, as referências internas: o último selo contém as sete trombetas, a última trombeta se abre para as taças, e o capítulo 12 retoma o que já foi contado. O Apocalipse não é linear — vai e volta, repete com outras palavras, e é preciso ver onde as repetições acontecem para não ler o livro como uma sequência de acontecimentos.
MÓDULO 2Escatologia, Jezabel e o gênero apocalíptico
6 aulas
O segundo encontro entra nas escatologias tradicionais — pré, meso e pós-tribulacionismo, os milenismos, a figura do anticristo — para mostrar que são grades aplicadas de fora sobre o texto, e que o Apocalipse não precisa delas. Do meio do módulo em diante, o curso passa a ler as cartas. A igreja de Tiatira tolera Jezabel, e a acusação de prostituição não tem nada a ver com sexo: é a conivência com os cultos e com a comensalidade do império. A leitura segue para o capítulo 17, a grande prostituta sentada sobre águas e sobre sete montes, a lenda de Nero redivivo e a ironia das profundezas de Satanás. O módulo termina no gênero: o que era um apocalipse no judaísmo antigo, por que ele descreve o céu, e como o texto de João junta apocalipse, profecia e epístola num livro híbrido que revela o céu e denuncia a terra.
- A escatologia tradicional: tribulação, anticristo e milênioO segundo encontro começa pelo vocabulário que costuma decidir a leitura do Apocalipse antes de qualquer versículo. A aula explica o que é escatologia, de onde vem a expectativa de uma grande tribulação de sete anos, o que afirmam pré, meso e pós-tribulacionistas, e como a figura do anticristo se liga ao lugar reservado a Israel nessas teorias. Depois trata do milênio de Apocalipse 20 e das posições que dele derivam, do pré-milenismo ao amilenismo. A conclusão é a mesma do encontro anterior, agora com mais detalhe: essas grades vêm de fora e o livro pode ser lido sem elas, como obra literária com estratégias próprias, escrita por um visionário que esperava o fim no seu próprio tempo.
- Um texto para sete igrejas: Tiatira e a mulher chamada JezabelA aula entra nas cartas e lê Apocalipse 2 em duas traduções. A igreja de Tiatira tolera Jezabel, chamada no grego por um diminutivo depreciativo, e acusada de ensinar os servos a se prostituírem e a comerem carne sacrificada aos ídolos. Kenner Terra mostra que Jezabel não é nome próprio, e sim adjetivo tirado da rainha do Antigo Testamento associada à idolatria, e que a acusação não tem nada a ver com sexo: trata da conivência com os cultos e com os banquetes romanos, únicos lugares em que se comia carne. Aparece aí o conflito interno das comunidades, com uma liderança feminina profética disputando autoridade com João.
- Babilônia, a grande: Roma, Nero e as profundezas de SatanásDe Tiatira o professor salta para Apocalipse 17 e lê a grande prostituta sentada sobre muitas águas, embriagando os reis da terra, vestida de púrpura e escarlate, com o nome Babilônia escrito na fronte. As sete cabeças são os sete montes de Roma, e a besta que era, não é e subirá do abismo é a lenda de Nero redivivo. A aula volta então ao capítulo 2 para as profundezas de Satanás, ironia de João contra quem dizia revelar as profundezas de Deus, e termina explicando por que o uso de Jezabel como arma contra as mulheres é leitura moderna e machista, e quando surgiu a ideia de Israel como relógio do fim dos tempos.
- O gênero apocalíptico revela como o céu funcionaMudar o olhar exige olhar o gênero. A aula define o que é gênero literário, por que ele modela o conteúdo, e o que era um apocalipse no judaísmo antigo. Passa pela lista de obras do mesmo tipo — apocalipse de Abraão, testamento dos doze patriarcas, assunção de Moisés, jubileus, apocalipse de Sofonias, primeiro e segundo Enoque, apocalipse de Paulo e de Pedro — e mostra as três funções desses livros: revelar como o céu funciona, descrever e criticar a realidade histórica a partir do que se vê no céu, e afirmar que esta era está prestes a ser substituída por outra, com a vinda do Messias.
- O fim já começou: os sinais, a besta e o judaísmo do ApocalipseO que o Novo Testamento entende por fim dos tempos: ele já começou. A aula explica que, para o Apocalipse e para os primeiros cristãos, o sinal decisivo já foi dado na vida, morte e ressurreição de Jesus, e que a igreja testemunha esse reino enquanto espera a restauração de todas as coisas — um mundo renovado, e não destruído. A partir daí trata da besta que sai do mar e da que sai da terra, do culto ao imperador que as sustenta, e do caráter judaico de toda a linguagem do livro, incluindo a ligação entre Zacarias, a Nova Jerusalém e a imaginação apocalíptica em que Paulo também está inserido.
- Revela o céu e denuncia a terra: profecia, epístola e apocalipseA última aula do módulo fecha a definição do livro. O Apocalipse revela como o céu funciona e denuncia as relações sociais que os seus interlocutores não estavam vendo: não havia perseguição institucional, havia benefício, e é justamente por isso que João precisa dizer que ali há um dragão. A aula mostra o texto como híbrido — conteúdo apocalíptico, estrutura de epístola e função profética, na síntese de Richard Bauckham — e acrescenta, com Christopher Rowland, a tradição das viagens celestes, de que Paulo e o seu terceiro céu também fazem parte.
MÓDULO 3História da leitura e apocalíptica judaica
8 aulas
O terceiro encontro tem duas metades. A primeira percorre a história da interpretação do Apocalipse: Eusébio de Cesareia contra a leitura literal do milênio, Justino Mártir a favor dela, Orígenes lendo tudo como alegoria, a Idade Média de Joaquim de Fiore encaixando as imagens na história da igreja, e o futurismo milenarista que chegou ao Brasil com o dispensacionalismo. A segunda metade abre o mundo literário em que o Apocalipse nasce: o judaísmo do segundo templo e a literatura apocalíptica — primeiro Enoque, o apocalipse de Abraão, o testamento de Levi, jubileus, os manuscritos de Qumran. É de lá que vêm o julgamento final, os demônios, a viagem ao céu, a guerra entre filhos da luz e filhos das trevas. Com os textos lado a lado, fica visível o que o próprio Novo Testamento deve a essa tradição: Judas cita Enoque, Paulo sobe ao terceiro céu, e as imagens do trono em Apocalipse 4 já estavam escritas duzentos anos antes.
- Dois livros de base e as primeiras leituras: Eusébio, Justino e OrígenesO encontro abre retomando as duas leituras recomendadas — o livro de Michael Gorman sobre ler o Apocalipse com responsabilidade e a teologia do Apocalipse de Richard Bauckham — e explica o que cada um oferece. Em seguida começa a história da interpretação, com uma fonte primária: Eusébio de Cesareia criticando quem lia o milênio de forma literal, e Justino Mártir lendo exatamente assim, no século II. Orígenes, no século III, faz o contrário e lê tudo alegoricamente, como luta entre o bem e o mal no mundo. A aula mostra ainda por que caos e cosmos são o par que organiza o livro: Roma dizia trazer ordem, e João a chama de caos.
- Da alegoria a Joaquim de Fiore: quando a história entra no textoA leitura alegórica dominou mais de setecentos anos: Satanás preso significava alguém que se convertia, a Nova Jerusalém descia sempre que alguém recebia a graça. Na Idade Média, Joaquim de Fiore e outros passam a encaixar as imagens em acontecimentos da história da igreja, como a quinta cabeça do dragão identificada com Henrique IV. A aula liga esse hábito ao que se faz hoje — a ONU, um papa, uma pandemia — e explica por que as sete igrejas não são sete períodos da história, nem a arqueologia serve para provar profecia: ela ajuda a reconstruir o passado, e confirma que Éfeso, Esmirna, Tiatira e Laodiceia eram cidades reais.
- Futuristas e milenistas: o sonho de um mundo pacificadoPor que o Apocalipse virou o livro do fim do mundo. A aula responde a partir das próprias imagens do texto, que esperam a renovação do mundo, e depois organiza as três grandes leituras da história: a futurista, com os seus milenarismos e tribulações; a mística ou idealista; e a histórica, acusada de preterismo. No meio do caminho lê Apocalipse 20 e mostra o que o texto de fato diz sobre os mil anos. O pós-milenismo triunfalista, que esperava a igreja educando as nações até a paz, é confrontado com a história das missões e das colonizações.
- Místicos e preteristas, e o João visionário que escreveu o livroNenhuma das três leituras se sustenta inteira: o professor propõe ler o Apocalipse como texto bíblico autônomo, dentro do seu contexto, e de lá tirar os princípios que servem hoje. A segunda metade da aula investiga quem escreveu o livro. Ao contrário dos outros apocalipses, este não é pseudoepígrafo: o visionário assina como João, sem precisar de mais nenhuma credencial, o que indica alguém conhecido das sete igrejas. A aula reúne os indícios — o testemunho de Papias, as afirmações de Irineu, Justino e Tertuliano, a dúvida de Dionísio de Alexandria — e conclui que se trata de um profeta itinerante judeu, e não do apóstolo.
- A apocalíptica judaica, do segundo templo ao Novo TestamentoPara entender o Apocalipse é preciso conhecer a literatura em que ele nasce. A aula apresenta o judaísmo do segundo templo, do exílio babilônico à destruição do templo em 70, e mostra que ideias hoje consideradas óbvias — julgamento final, inferno, anjos, demônios, ressurreição, um Messias que vem do céu — não estão na Bíblia Hebraica: vêm dessa literatura, no encontro entre profecia pós-exílica, tradição babilônica, apocalíptica persa e cultura helenista. Marcos 13 e Daniel entram como parentes próximos, e um trecho de primeiro Enoque 22 mostra a origem de imagens que reaparecem no Novo Testamento.
- Apocalipse, escatologia apocalíptica e apocalipticismoTrês conceitos que costumam ser confundidos: apocalipse é o gênero, isto é, o livro; escatologia apocalíptica é a visão de mundo, com duas eras e duas forças em disputa; apocalipticismo é o movimento social que carrega essas ideias, como os essênios de Qumran. A aula apresenta a definição de apocalipse fixada pela revista Semeia, distingue os apocalipses históricos dos de viagem além-mundo e faz a turma classificar o livro de João a partir de Apocalipse 4, lido em duas traduções: o visionário é tomado pelo Espírito e levado ao céu.
- A viagem ao céu e a guerra dos filhos da luzCom o apocalipse de Abraão, o testamento de Levi, o rolo da guerra e a regra da comunidade abertos, a aula mostra de onde vêm as imagens do trono, das pedras preciosas, dos anjos e da batalha entre filhos da luz e filhos das trevas. A escatologia apocalíptica aparece então como sistema: este mundo é dominado por seres malignos e será substituído por outro, e o Messias vence os demônios — que é a razão pela qual Jesus aparece o tempo todo exorcizando nos evangelhos. O determinismo dos dois espíritos, em Qumran, tem paralelo no dualismo do próprio Apocalipse.
- Judas cita Enoque: a imaginação que o Apocalipse herdouA aula fecha o encontro com as citações lado a lado. A carta de Judas cita primeiro Enoque; os anjos aprisionados reaparecem em segunda Pedro; o julgamento pelo fogo está em jubileus e no testamento de Judá; e a visão do trono em primeiro Enoque 14 é quase a mesma de Apocalipse 4. A conclusão é que o Apocalipse não inventa as suas imagens: ele as herda e as usa para falar do seu tempo. E que a tribulação, na literatura apocalíptica, tem menos a ver com um calendário do futuro do que com as durezas da vida por causa do evangelho.
MÓDULO 4Roma, as igrejas e a estrutura do livro
7 aulas
O último encontro faz o caminho do texto. Começa pelo contexto: Domiciano não movia perseguição institucional contra os cristãos — o primeiro documento de uma perseguição desse tipo é a carta de Plínio a Trajano, em 112 —, e o que havia era o culto ao imperador, criado pelas elites das cidades da Ásia, e a desconfiança dos vizinhos. A partir das moedas romanas, da mulher sentada sobre sete montes e da lenda de Nero redivivo, o módulo mostra como João interpreta Roma: não como cidade, mas como discurso — a Roma da paz romana virando, no texto, caos, prostituta e dragão. Patmos deixa de ser prisão e volta a ser o que era: uma ilha movimentada onde o visionário teve as suas experiências. Depois vêm as crises: Jezabel e outras lideranças conciliadoras dentro das igrejas, as sinagogas locais e os responsáveis pelo culto imperial fora delas. E, por fim, a estrutura: as sete cartas, a liturgia celeste dos capítulos 4 a 11 e a guerra cósmica dos capítulos 12 a 22, que contam duas vezes a mesma história e terminam não num mundo destruído, mas num mundo restaurado.
- Domiciano, Nero e a perseguição que não houveO último encontro começa pelo contexto histórico, e desfaz um consenso antigo: no tempo de Domiciano não havia perseguição institucional contra os cristãos. A aula mostra que o imperador era bem-quisto pelas camadas populares, que o caso de Antipas em Pérgamo aponta para uma tensão local, e que o primeiro documento de perseguição organizada é a carta de Plínio a Trajano, do ano 112, com o seu relato de denúncias, prisões e crise econômica. Nero entra como exceção anterior e local, depois do incêndio de Roma. O que havia, portanto, era desconfiança dos vizinhos e um culto imperial em expansão.
- O culto ao imperador e a mulher sobre sete montesA aula trata do culto ao imperador como prática que atravessava o império — incenso, procissões, sacrifícios — e como demonstração de fidelidade, e lê Apocalipse 2 na carta a Pérgamo, onde está o trono de Satanás. Em seguida mostra uma moeda romana com a mulher sentada sobre sete montes e a compara com Apocalipse 17: a grande prostituta, a besta escarlate, o nome Babilônia, a lenda de Nero redivivo e os sete reis. A imaginação apocalíptica, observa o professor, é fluida: as mesmas sete cabeças são montes e reis ao mesmo tempo.
- A Roma de João, Patmos e as crises das igrejasA Roma de João não é apenas um lugar: é uma Roma interpretada, narrada, tratada como encarnação do demônio. A aula confronta esse retrato com o dos poetas romanos, para quem Roma era mãe dos povos e garantia da paz, e mostra que o desejo de João é que as igrejas passem a ver o império como ele vê. Depois desfaz a imagem de Patmos como prisão: era uma ilha movimentada, com ginásio e templo, onde o visionário provavelmente teve as suas experiências no dia do Senhor. E abre o tema das crises internas das comunidades, a começar por Jezabel.
- Jezabel, as sinagogas e o preço das concessõesA aula lê de novo a carta a Tiatira e trabalha a acusação contra Jezabel: prostituição, no vocabulário profético, é culto a outros deuses, e a carne sacrificada é a comensalidade dos cultos públicos. Jezabel, os nicolaítas e a doutrina de Balaão aparecem como lideranças conciliadoras dentro das igrejas, e as sinagogas locais e os promotores do culto imperial, como a pressão de fora. A partir daí, a linguagem dualista do livro: universo simbólico, alienação e fronteiras rígidas entre a igreja e Roma. O professor traduz a crítica das concessões para exemplos brasileiros de hoje, com nomes e cargos.
- Roma é caos: a estrutura do Apocalipse e o culto no céuRoma dizia trazer ordem; João responde que ela é caos, e usa para descrevê-la as feras da Bíblia Hebraica. A aula explica esse jogo e passa à estrutura do livro: os capítulos 1 a 3 com as sete igrejas destinatárias, os capítulos 4 a 11 como uma liturgia celeste que começa no trono e termina com Cristo entronizado, e os capítulos 12 a 22 como guerra cósmica. Acompanha a abertura dos selos, as trombetas dentro do último selo e o modo como a história é contada com começo, meio e fim antes de recomeçar.
- O dragão, a mulher e o cavaleiro: a mesma história contada de novoO capítulo 12 recomeça a narrativa com outras imagens: a mulher vestida de sol, o dragão que a persegue, os seus outros filhos — a igreja que recebe as cartas. A aula segue pela queda da Babilônia nos capítulos 17 e 18, pela transição do capítulo 19, com o cavaleiro fiel e verdadeiro, e pela linguagem violenta do banquete das aves, entendida como violência litúrgica e resposta à maldade do império. Termina na Nova Jerusalém: um mundo restaurado, com a árvore da vida no meio da cidade, e não um mundo queimado.
- Uma espiritualidade da resistência e da esperançaA última aula recolhe o mapa geral do livro e a espiritualidade que ele propõe: resistência, luta por justiça e esperança de que todo império cai. Nas perguntas finais, o professor responde ao que fazer com esse conhecimento — o Apocalipse serve à vida pastoral e missional quando fala de esperança, e a sua cristologia mostra um Cristo que domina pela entrega, e não pela força — e ao contraste entre Jesus e João diante do império, lembrando que os evangelhos também trazem um Jesus crítico do poder.
Cursos relacionados.
Todos entram na mesma assinatura da plataforma digital.