Política, Educação e Pastoral
A pastoral que educa para libertar
Três módulos com Ricardo Lengruber sobre a educação como motor de uma pastoral crítica, de Saviani ao projeto pastoral.

O que você vai estudar.
Toda pastoral que ensina já tomou uma posição política. Ricardo Lengruber, doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio e ex-secretário municipal de educação de Nova Friburgo, mostra por que não há transformação política sem transformação do pensamento e faz da educação o motor de uma pastoral crítica e libertadora. Com Dermeval Saviani, lê a educação como mediação da prática social; com Paulo Freire, critica a pastoral bancária e propõe ler o mundo antes da palavra; com Rubem Alves, educa os sentidos para a beleza, a alegria e o espanto. Depois passa à pedagogia da pergunta, que desafia o dogma e a escola do gabarito, e termina no método: o diagnóstico da comunidade, a árvore de problemas e o projeto político pastoral.
- ProfessorRicardo Lengruber
- FormatoOnline, gravado, no seu ritmo
- Aulas31 aulas curtas, de 12 minutos em média
- Carga6h00 em 3 módulos
- LegendasPortuguês
- AcessoComputador e celular
- CertificadoNos cursos livres ao vivo, para os planos Avançado e Fundador/a
Módulos e aulas.
31 aulas em 3 módulos. Quando a plataforma abrir, a primeira aula será gratuita: basta criar a conta, sem cartão de crédito.
MÓDULO 1Educar é mediar: Saviani e Freire
13 aulas
O primeiro encontro parte de uma tese: não há transformação política sem transformação do pensamento, e toda pastoral que ensina já tomou uma posição política. Ricardo Lengruber apresenta o percurso do curso, que articula a pedagogia histórico-crítica, a dimensão estética do saber e a educação popular, e começa pelo paradoxo da escola brasileira, que deveria emancipar e mal consegue conservar. Com Dermeval Saviani, mostra a educação como mediação entre o que a sociedade é e o que pode ser, o saber elaborado como direito dos pobres e das comunidades de fé e o método em cinco passos, da prática social à catarse. Com Paulo Freire, critica a educação e a pastoral bancárias, propõe evangelizar como humanizar, lembra a raiz cristã de sua pedagogia, com dados que mostram por que a educação ainda é urgente.
- Transformar o pensamento para transformar a políticaO LabTEM abre a disciplina dentro do curso de prática pastoral contemporânea e apresenta o professor: Ricardo Lengruber, formado em teologia, história e direito, mestre e doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio, ex-pastor metodista, ex-secretário municipal de educação de Nova Friburgo, ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica e membro da Academia Friburguense de Letras. Ele conta sua trajetória na formação de professores e na gestão escolar e lança a tese central: não há transformação política sem transformação do pensamento. Toda pastoral tem dimensão pública, o pastor e a pastora são essencialmente educadores, do sermão à escola dominical, e os projetos pedagógicos da comunidade de fé precisam de uma chave libertadora.
- Saviani, Freire e Rubem Alves: o percurso do cursoO professor apresenta a ementa da disciplina, que articula três avenidas complementares para uma práxis pastoral emancipatória: a pedagogia histórico-crítica, a dimensão estética do saber e a educação popular. Os objetivos trazem os três autores que servirão de eixo: Dermeval Saviani, para superar modelos pastorais meramente reprodutivistas; Rubem Alves, com a educação dos sentidos e o despertar da curiosidade nas comunidades de fé; e Paulo Freire, com o método dialógico e a pastoral como humanização. O percurso vai da fundamentação teórica à reconstrução do olhar e à práxis comunitária, até a oficina final de um projeto político-pedagógico-pastoral libertador, distribuído em temas que vão da educação como mediação à metodologia de projetos.
- Educação que conserva ou emancipa: o paradoxo da escolaA educação não reproduz o mundo, ela o transforma: com esse juízo de valor assumido, o professor pergunta se a ação educativa da comunidade adapta as pessoas à realidade ou as capacita a transformá-la. Um participante pergunta se emancipar é dar autonomia e conta seu projeto de contraturno com crianças de comunidade carente. Ricardo Lengruber lembra um trabalho pastoral semelhante na região metropolitana do Rio e descreve o paradoxo: faltando escola integral, esporte, arte, transporte e equipamentos públicos, a escola virou a grande rede de apoio social das famílias pobres, sobretudo na educação especial. Queremos uma educação que emancipe, mas o investimento é tão pequeno que nem aquilo que a educação conservadora oferece chega à maioria.
- As bases de Saviani: Marx, Vigotski e o saber escolarDermeval Saviani, nascido em 1943, é o principal formulador da pedagogia histórico-crítica, desde os anos 1980, e o professor o apresenta como sistematizador e pensador autoral ao mesmo tempo. Sua base é dupla. De um lado, o materialismo histórico-dialético de Karl Marx, explicado pela tríade de tese, antítese e síntese, em que cada síntese vira nova tese. De outro, a psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, para quem se aprende na interação com os outros, e a zona de desenvolvimento proximal. A obra Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, de 1991, é um marco na defesa da escola pública, ao lado de Anísio Teixeira, para quem ela é a fábrica da democracia, e na democratização do saber sistematizado.
- Educar é mediar entre o que a sociedade é e pode serPara Saviani, a educação é mediação no seio da prática social global: não está fora da sociedade nem é mero reflexo dela, e pode reproduzir ou transformar as estruturas vigentes. O professor abre um parêntese: escola e igreja não são a mesma coisa, e a escola pública deve ser laica, mas a pastoral tem uma dimensão professoral. Quando um participante pergunta o que seria a educação se não fosse mediação, ele responde que ela sempre medeia, como a homilia que lê a realidade à luz do Evangelho, e que há discursos que mudam o embrulho e mantêm a ordem. Diante de outra fala, sobre adestramento, lembra que a mediação também pode ser dominadora e mostra o poder da linguagem com uma cena do filme Deus é brasileiro.
- O conhecimento elaborado como direito da comunidadeNegar o conhecimento elaborado aos pobres é uma forma de opressão: o acesso ao saber científico, filosófico e artístico é direito inalienável e instrumento de luta dos grupos subalternizados. O professor reconhece que todo currículo é uma escolha, mas recusa que a crítica sirva de pretexto para negar esse saber. Pergunta por que o que se estuda em teologia não chega ao púlpito, afirma que as comunidades têm direito ao conhecimento teológico e que o agente de pastoral é um comunicador, como os amigos de Jó em silêncio. O método parte da prática e volta a ela transformada: um paroquiano analfabeto da zona rural, que cortava madeira segundo a lua, mudou sua prática com informação nova, e depois iluminou uma questão de cristologia do próprio professor.
- Da síncrese à síntese: prática social e problematizaçãoO método histórico-crítico vai da síncrese, visão caótica e fragmentada, à síntese, visão elaborada e consciente, em cinco passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O professor lembra que todos usam algum método, mesmo sem saber. A prática inicial é o senso comum da comunidade, sincrético como o sincretismo religioso. Problematizar é perguntar que problema real um saber resolve, em todas as suas dimensões, como no corte da madeira pela lua cheia. Ele propõe problematizar também a fé, que não é inimiga da dúvida, incluindo gênero, raça, sexualidade e o preconceito que passa pela linguagem. Um participante liga isso à escuta pastoral, e o professor distingue escuta instrumental e escuta ativa.
- Da instrumentalização à catequese histórico-críticaA instrumentalização é a apropriação do saber elaborado: o paroquiano da lua muda o modo de cortar a madeira com uma informação que não era dele, como nos processos terapêuticos em que uma palavra muda a direção. Com Leonardo Boff, todo ponto de vista é a vista desde um ponto. A catarse é a passagem da síncrese à síntese, nunca definitiva, e a prática social final volta à realidade com consciência ampliada. O professor mostra que a escolaridade no Brasil tem cor: analfabetismo de 3% entre brancos e 7% entre pretos e pardos, 11 e 9,4 anos de estudo. A catequese pode ser bancária ou histórico-crítica, e Saviani oferece à pastoral um método contra o espontaneísmo e contra o autoritarismo do pacote pronto.
- Comunidades que sistematizam o próprio saberNuma igreja metodista muito musical de São Gonçalo, a comunidade pediu para analisar a teologia de todas as letras que cantava, descartou algumas e passou a compor as próprias músicas. Os grupos de leitura popular da Bíblia nas comunidades eclesiais de base fazem o mesmo: partem de um problema real, buscam saber bíblico, jurídico e científico e voltam à prática organizados, lendo a Bíblia e a realidade uma à luz da outra, como em Carlos Mesters. O professor situa Saviani entre Karl Marx, Vigotski, João Luiz Gasparin e Newton Duarte, indica leituras, um vídeo e um podcast e propõe um raio X da pastoral: mapear uma atividade real nos cinco passos e ver onde ela para. Se Saviani deu o método, Paulo Freire dará a crítica.
- Paulo Freire e a crítica à educação bancáriaNinguém deposita fé em uma conta vazia: há catequeses que depositam Deus, mas não despertam fé. Na imagem do cofrinho, o professor mostra que depositar não enriquece o cofre. Apresenta Paulo Freire, nascido em 1921 em Pernambuco e morto em 1997, patrono da educação brasileira e um dos autores mais citados nas ciências sociais, autor de Pedagogia do Oprimido, de 1968, e de Pedagogia da Autonomia. Seu método de alfabetização de adultos uniu a leitura da palavra e a leitura do mundo, e ele é um pensador da educação, não um propositor de didáticas. Na educação bancária, o educador deposita e o educando recebe, arquiva e repete, sob o pressuposto de que um tudo sabe e o outro nada: é uma opressão disfarçada de ensino.
- Da pastoral bancária à educação problematizadoraA educação bancária é herança colonial europeia e aparece também nas igrejas. O professor traduz cinco sintomas para a pastoral: o púlpito que nunca pergunta, a agenda decidida sem a comunidade, a fé reduzida à obediência, o dogma como depósito, à maneira do depositum fidei, sem ligação com o tempo e o território, e a comunidade passiva, sem criatividade. Para Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção, e isso pesa mais hoje, quando a informação está acessível mas ainda não é conhecimento e mesmo a tecnologia pode embrulhar os mesmos pacotes. Na educação problematizadora, educador e educando aprendem em comunhão, mediados pelo mundo em que seus pés pisam.
- Evangelizar é humanizar: a vocação de ser maisEvangelizar é humanizar, nunca domesticar, palavra que vem de domus e significa prender a pessoa dentro da casa, o depósito, e não acolhê-la num lar. Para Paulo Freire, a vocação ontológica do ser humano é ser mais: a essência não é o que somos, mas o que podemos ser. A pastoral bancária domestica, a libertadora humaniza e restaura a palavra, a participação e a autoria do povo. Com Pedagogia da Autonomia, o professor percorre os saberes que ensinar exige: a consciência do inacabamento, o respeito aos saberes do educando, sem ficar neles, como em Saviani, a criticidade, a ética que toma partido diante de uma realidade que exclui, a estética ou boniteza e o amor exigente. Não são técnicas, mas virtudes de quem educa e de quem pastoreia.
- Freire, a fé cristã e a comunidade que lê a si mesmaMilhões seguem fora do direito de aprender: 9 milhões de analfabetos, quase 9 milhões de jovens sem ensino médio e 18,5% que não estudam nem trabalham. Para o professor, é o resultado da educação bancária, e Paulo Freire, acusado pela crise, foi um de seus críticos proféticos. Sua pedagogia nasceu em diálogo com a fé cristã e o Vaticano II e influenciou a teologia da libertação e as comunidades eclesiais de base. Nos círculos de cultura, temas geradores como trabalho e racismo dão pertencimento, palavra que ajuda a entender a força dos discursos de ódio. Ele cita bell hooks, Leonardo Boff e Jung Mo Sung, indica leituras e propõe a caça ao depósito num material da igreja. Não há docência sem discência.
MÓDULO 2Ler o mundo e educar os sentidos
9 aulas
A manhã do segundo encontro vai da crítica da educação bancária à leitura do mundo e, dela, à educação dos sentidos. Ricardo Lengruber retoma os passos da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani e a tese de Paulo Freire de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Mostra que não se evangeliza no vácuo: conscientizar é desvelar rostos, ruas e injustiças, com palavras geradoras, o método ver, julgar e agir e lentes econômica, racial, de gênero e territorial, diante de um Brasil religioso em mudança, da necropolítica e dos povos silenciados. Depois chega a Rubem Alves: o saber que tem sabor, a poesia que se incorpora, a escutatória, a fé como espanto, o corpo como brinquedo, a alegria como prova dos nove e a beleza como necessidade da alma.
- Recapitulação: Saviani e a crítica da educação bancáriaRicardo Lengruber retoma o plano da disciplina, organizada em três encontros e sete temas, e anuncia os dois desta manhã, a leitura do mundo e a educação dos sentidos, que levam o curso de Dermeval Saviani e Paulo Freire a Rubem Alves. Recorda os cinco passos da pedagogia histórico-crítica: a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse, em que se passa da síncrese à síntese, e o retorno à prática social. Relembra a tradução pastoral da educação bancária, com o púlpito que nunca pergunta, a agenda decidida sem a comunidade, o dogma como depósito e a fé reduzida a obediência. Com Freire, não há docência sem discência, e o professor mostra, pela leitura da Bíblia em comunidade, como quem aprende também ensina.
- A leitura do mundo precede a leitura da palavraA tese de Paulo Freire toma posição num dilema antigo da filosofia, desde Platão e Aristóteles: vêm primeiro as ideias ou o chão onde pisam os pés? Uma comunidade sem água encanada, esgoto, iluminação e creche lê o mundo a partir dessa carência, mas o telejornal e suas lentes ideológicas podem impedi-la de ligar a corrupção que vê na tela à falta de infraestrutura do bairro, ou levá-la a ver como mérito pessoal o que é questão estrutural. Não se evangeliza no vácuo, diz o professor: toda comunidade tem endereço social. Conhecê-la exige ouvir as pessoas e depois tomar distância, com estatística, sociologia e antropologia. Ele lembra a igreja que pastoreou no meio de uma área muito pobre, frequentada por gente de outra classe social.
- Conscientização: desvelar rostos, ruas e injustiçasConscientizar é passar da consciência ingênua à crítica e assumir-se, com a coletividade, sujeito da história, o que nada tem de doutrinação. Desvelar é o sentido de apocalipse, retirar o véu, e não fim do mundo: a proposta de Freire é apocalíptica como Daniel e o Apocalipse. Antes das letras se leem rostos, pessoas com nome e história, como as que Jessé Souza entrevista em O pobre de direita; ruas, com seus dados de renda, infraestrutura e riscos, como as enchentes e os deslizamentos de uma região de serra; e injustiças, unindo análise de conjuntura e de estrutura. Um agente de pastoral que conquistou asfalto e creche para a comunidade viu nascer ali uma igreja alheia a essa luta e se perguntou se deixara escapar o pertencimento.
- Palavras geradoras e a herança de Freire na teologiaPalavras e temas geradores saem do vocabulário da comunidade, como trabalho, terra ou fome; numa região ameaçada por uma represa, o nome da construtora virou a palavra que mobilizou o estudo. Freire, cuja Pedagogia do Oprimido é de 1968, marcou a teologia latino-americana: no mesmo ano, Rubem Alves escreve sua tese sobre uma teologia da libertação, publicada como teologia da esperança humana, em eco a Metz e Moltmann, e logo vem a obra fundante de Gustavo Gutiérrez. Daí o ver, julgar e agir. Toda teologia trata da realidade, para justificá-la, fugir dela ou transformá-la. Diante da mulher siro-fenícia, Jesus muda a própria prática. A fé ilumina eticamente a política, e a comunidade se lê com lentes econômica, racial, de gênero e territorial.
- Ler o Brasil: religião, necropolítica e povos silenciadosEntre 2010 e 2022, os católicos caíram de 65 para 56 por cento e os evangélicos subiram de 21 para quase 27. A mentalidade evangélica extrapola os templos e chega ao Congresso, ao Judiciário e aos conselhos tutelares. Com Achille Mbembe, a necropolítica faz da violência, do racismo e da exclusão questões pastorais, e um capitalismo concentrador torna bilhões de pessoas descartáveis. Ailton Krenak critica a humanidade separada da natureza, e conscientizar pede abertura aos saberes indígena, negro e popular. Quando a comunidade nomeia seu problema começa a resolvê-lo, como no método do MST. O professor indica Silvio Almeida, Djamila Ribeiro e A importância do ato de ler, e um participante fala da atuação de sua comunidade no MTD.
- Educação dos sentidos: o saber que tem saborRubem Alves deixou portas entreabertas na teologia, na psicanálise, na educação e na poesia, e a primeira é esta: saber sem sabor é fardo. Saber vem de sapere, ter gosto, e decorar guarda o cor, coração, como no inglês to know by heart. O professor conta que se arrepiou com onze mulheres cantando a capela numa igreja: a irrupção da beleza ensina mais que a melhor metodologia. Uma pastoral só racional ou moralista cansa e afasta. Com Carlos Rodrigues Brandão, pergunta o que leva o servente de pedreiro que acorda às quatro da manhã a vestir terno no domingo: na igreja ele é diácono, é ouvido, pertence. A escola e a igreja ensinam a pensar e esquecem de ensinar a ver e degustar o mundo, e a estética não é enfeite, é porta para o sagrado.
- Poesia, escutatória e a fé como espantoVer o invisível no cotidiano, que o pedestre de Drummond não enxerga: a poesia não é para ser entendida, mas incorporada, e interpretá-la pode matá-la. O professor lembra Maria Bethânia dizendo o poema de Fernando Pessoa sobre o menino Jesus e uma pintura do retorno do filho pródigo, que ilumina Lucas 15. Vem então a escutatória: há cursos de oratória, mas ninguém quer aprender a ouvir, a pastoral sofre de excesso de palavras, e a escuta virou pedal da fala seguinte. Para Rubem Alves, a fé não é certeza, é espanto, e a religião é poesia, não manual de regras. Em O Pai Nosso, ele lê religião também como reler o mundo. A Bíblia é linguagem figurada, como mostra Gênesis 1, com estrofes e refrões, e o espanto reúne indignação e admiração.
- Espaço, corpo e brinquedo: a estética da pastoralO professor compara o espaço asfixiante, com luz de escritório, cadeiras em fileira e cartazes, ao espaço poético, com penumbra, roda, silêncio visual e símbolos fortes como a cruz, o pão, o vinho, o sal e a água, que os evangélicos deixaram de lado. Com Rubem Alves e Jaci Maraschin, apresenta a teologia do corpo: o corpo não é instrumento, é o modo de experimentar a vida, no prazer e na dor. Em O espelho e a transparência, Maraschin lê o nascimento virginal como sinal de que a sexualidade não se reduz à procriação. A arte resiste à brutalidade do mundo, e a vida como brinquedo, fim em si, opõe-se à ferramenta. Por isso o professor evita condenar a catarse dos cultos: a beleza não aliena, devolve a capacidade de sonhar.
- A alegria como critério e a beleza como necessidadeRubem Alves propõe a educação para a alegria, e, com Oswald de Andrade, a alegria é a prova dos nove: como diretor de escola, o professor pergunta às famílias se a criança chegou feliz em casa. Oficinas de arte, corais e teatro devolvem dignidade em presídios e hospitais, e uma rádio comunitária leva boa música à periferia do Rio. Ele indica Adélia Prado, Manoel de Barros, Cecília Meireles, Ostra feliz não faz pérola e propõe uma oficina de escutatória: suportar o silêncio e oferecer presença. A beleza não é luxo, é necessidade da alma, ainda que setores progressistas a desprezem. Respondendo à turma, percorre as fases de Rubem Alves, do teólogo de Princeton ao cronista, e destaca Protestantismo e repressão. E anuncia a pedagogia da pergunta.
MÓDULO 3A pergunta e o projeto pastoral
9 aulas
O último módulo junta o encantamento e o método. Ricardo Lengruber, doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio e ex-secretário municipal de educação de Nova Friburgo, parte de Paulo Freire e Rubem Alves para propor uma pedagogia da pergunta: respostas encerram, perguntas movem. Contrapõe o dogma ao mistério, mostra como a escola e a igreja tradicionais castram a curiosidade e apresenta Jesus como mestre das perguntas e a vulnerabilidade como virtude pastoral. Depois passa ao planejamento: a metodologia de projetos, os passos de Dermeval Saviani lidos como ver, julgar, agir e avaliar, a árvore de problemas e o projeto político pastoral com seus marcos situacional, doutrinal e operativo, metas SMART e sinodalidade. O módulo termina com a proposta de uma oficina de projeto e a despedida do professor.
- Curiosidade como motor: a pedagogia da perguntaRicardo Lengruber abre a terceira e última etapa do curso retomando o caminho feito: a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani, a educação bancária e a conscientização em Paulo Freire, a educação dos sentidos e do encantamento em Rubem Alves. A educação gera autonomia pelo acesso ao conhecimento sistematizado, e dela nascem a crítica e o deslumbramento. O professor diagnostica a morte da curiosidade: escola e igreja dão respostas a perguntas que ninguém fez. Conta como Rubem Alves, colega de Freire na Unicamp, escreveu com ironia o parecer pedido sobre ele na volta do exílio. Para ambos, o motor do saber e da fé é a pergunta, e educar é criar um ambiente seguro para a dúvida.
- Dogma e mistério: uma fé que sustenta a perguntaRespostas encerram, perguntas movem: as perguntas são motores e as respostas, freios, e toda resposta dada antes da pergunta é inútil. O professor propõe um princípio de adequação, que parte do que a comunidade demanda para mostrar a utilidade de saberes aparentemente distantes. A pastoral que só entrega respostas prontas infantiliza a comunidade, seja por autoritarismo, seja por falta de mergulho na vida concreta do lugar. Num quadro comparativo, opõe o dogma, ponto final que exige submissão e teme a dúvida, ao mistério, que convida à caminhada, à contemplação e ao espanto. Lembra o profeta que pede a morte, Jeremias que se diz menino e Jesus diante do cálice: a dúvida faz parte da fé, e importa seguir perguntando.
- Curiosidade, encantamento e o silêncio que gera perguntasA escola tradicional pune o erro e exige a resposta do gabarito; a igreja tradicional teme a dúvida e a trata como heresia, porque o gabarito da fé é a ortodoxia. Ambas castram a curiosidade, por medo e para manter o controle e o poder. Ricardo Lengruber defende uma pastoral do encantamento, capaz de se maravilhar diante do cosmos, das imagens do telescópio James Webb, e das pequenas coisas, como a criança que lê a primeira palavra. Cita Rudolf Otto, O Sagrado, e Rubem Alves: o agente de pastoral é um despertador de espantos, e consciência crítica e encantamento são duas pernas do mesmo corpo, antídoto contra o cinismo. A pergunta não nasce pronta: o silêncio a precede, e a pastoral precisa suportá-lo.
- Jesus, mestre das perguntas, e a vulnerabilidade pastoralJesus ensinou perguntando, por parábolas e interrogações, como quando pergunta quem dizem que ele é ou o que querem que ele faça, e raramente dava respostas prontas: sua palavra abre uma crise transformadora no ouvinte. Com Freire e Rubem Alves, o professor fala da coragem de perguntar o que não se sabe e vê a vulnerabilidade como virtude: dizer não sei, vamos descobrir juntos, diante da morte de um inocente, é um ato de autoridade pedagógica e espiritual. Propõe rodas de conversa com um texto e uma pergunta geradora, sem clichês, cita bell hooks e Por uma pedagogia da pergunta, de Freire e Antonio Faundez, e sugere um laboratório de perguntas sobre o Bom Samaritano, em que é proibido responder.
- Metodologia de projetos: planejar como cuidado pastoralO curso passa à prática: a ação pastoral como intervenção planejada. A boa vontade não basta, diz Ricardo Lengruber, e o amadorismo gera desgaste e frustração; ação sem reflexão é ativismo cego. Projeto vem do latim projectare, lançar adiante: é a ponte entre a realidade que temos e o ideal que desejamos, não um documento de gaveta, mas um roteiro que responde onde estamos, aonde queremos chegar e como faremos o caminho. O professor desfaz a falsa oposição entre espiritualidade e planejamento: o método não apaga o Espírito, é odre novo para o vinho novo e forma de cuidar do sagrado. A falta de método, muitas vezes, é ela mesma um método de controle dos líderes, e o projeto é da comunidade.
- Os passos de Saviani: ver, julgar, agir e avaliarO professor volta a Dermeval Saviani e aplica ao projeto seus cinco passos, da prática social à nova prática, passando por problematização, instrumentalização e catarse. Lê-os também como ver, julgar, agir e avaliar, caminho consolidado pela teologia da libertação, pela leitura popular da Bíblia e por Paulo Freire. Ver é partir da realidade concreta, com levantamento de dados, porque sem diagnóstico o projeto resolve problemas que não existem. Julgar é buscar as causas estruturais e evitar respostas superficiais. Agir é buscar o conhecimento necessário até a comunidade virar a chave. Avaliar exige indicadores, não para punir, mas para corrigir, pois o que não se mede não se gerencia, e a nova prática abre um novo ciclo.
- Caso concreto e árvore de problemas: planejar é amarUm projeto de reforço escolar comunitário mostra o método em ação: diante da evasão num bairro, a problematização revela fome e falta de espaço para estudar no contraturno, e a resposta vem com pedagogos, nutricionistas e o espaço ocioso da igreja, com indicadores simples de medir. O professor indica Dermeval Saviani, Celso Vasconcellos e Danilo Gandin, e ferramentas como a matriz 5W2H e o ciclo PDCA. Propõe a dinâmica da árvore de problemas: no tronco, o problema central, como o desinteresse dos jovens; nas raízes, as causas; na copa, as consequências. O desafio é cuidar das raízes antes de cortar os galhos, e Frei Betto ajuda a ver a falta de utopias. Planejar é um ato de amor que se torna eficaz.
- Projeto político pastoral e seus três marcosInspirado no projeto político pedagógico das escolas, o projeto político pastoral é a identidade da comunidade e o roteiro de sua caminhada: tira a igreja do improviso e do domínio de um ou dois líderes. É político porque a fé tem dimensão pública, no sentido da pólis, não partidário, e não existe fé neutra. Ricardo Lengruber apresenta seus três marcos. O situacional é o diagnóstico, feito com análise SWOT e dados reais, não achismos, atento às vocações da comunidade no próprio território. O doutrinal reúne os princípios inegociáveis e funciona como bússola, sem que os fins justifiquem os meios. O operativo diz o que, quem, quando e com quais recursos, como num trabalho com catadores de um aterro sanitário.
- Metas SMART, sinodalidade e a oficina de projetoEvangelizar os jovens não é meta, é desejo: projetos genéricos não podem ser avaliados. O professor apresenta as metas SMART, como atender 50 famílias com cestas básicas e capacitação profissional até dezembro. As pessoas só cuidam daquilo que ajudam a construir, e o líder é mediador; a sinodalidade é o método da pastoral. A resistência é natural e se vence com diálogo, pequenas vitórias e os críticos envolvidos no diagnóstico, como numa paróquia envelhecida que criou um cursinho pré-vestibular e um grupo de teatro. Propõe uma oficina em grupos, com problema, princípios, meta e matriz de ação para seis meses. Encerra o curso: a teoria deu os óculos, o método deu o mapa, e a esperança fará caminhar.
Cursos relacionados.
Todos entram na mesma assinatura da plataforma digital.