Jesus Cristo em Camadas
Do Jesus histórico ao Cristo cósmico
Quatro módulos com Ricardo Quadros Gouvêa sobre as camadas de Jesus, do galileu histórico ao Cristo cósmico.

O que você vai estudar.
Quem foi Jesus antes de virar doutrina, e como ele virou doutrina? Ricardo Quadros Gouvêa examina, camada por camada, o que a pesquisa acadêmica diz sem abrir mão da espiritualidade: o galileu histórico e as hipóteses sobre ele, o Cristo místico de Paulo, os quatro evangelhos e as suas diferenças, a construção do Cristo da fé de Niceia ao pietismo e as buscas do Jesus histórico, de Reimarus aos nossos dias. No fim, diante de um Jesus caleidoscópico, propõe o caminho místico do Cristo cósmico, em que as camadas soam juntas como as cordas de um violão.
- ProfessorRicardo Quadros Gouvêa
- FormatoOnline, gravado, no seu ritmo
- Aulas43 aulas curtas, de 12 minutos em média
- Carga8h21 em 4 módulos
- LegendasPortuguês
- AcessoComputador e celular
- CertificadoNos cursos livres ao vivo, para os planos Avançado e Fundador/a
Módulos e aulas.
43 aulas em 4 módulos. Quando a plataforma abrir, a primeira aula será gratuita: basta criar a conta, sem cartão de crédito.
MÓDULO 1Do Jesus histórico ao Cristo místico de Paulo
10 aulas
Quem foi Jesus antes de virar doutrina? No primeiro módulo, Ricardo Quadros Gouvêa separa Jesus de Cristo e mostra o que muda quando cada camada é examinada com isenção acadêmica, sem abrir mão da espiritualidade. O percurso passa pelo sentido de Messias, pela distinção de Martin Kähler entre o Jesus histórico e o Cristo bíblico e pelas principais hipóteses da pesquisa atual: o zelote, o profeta apocalíptico, o curandeiro, o místico judeu, o rabino e o filósofo cínico. Depois o foco se volta para o movimento de Jesus nos primeiros vinte anos, para o confronto entre Paulo e a igreja de Jerusalém e para o Cristo místico das cartas paulinas, com crítica textual, gnosticismo, João Batista e a fusão entre judaísmo e helenismo que deu origem ao cristianismo.
- Jesus e Cristo: a primeira diérese do cursoO curso começa com a apresentação do LabTEM pelo moderador Gustavo e um breve currículo do professor. Em seguida, Ricardo Quadros Gouvêa expõe as regras do jogo: fala como homem de fé e como acadêmico, e pede aos alunos a suspensão das crenças proposta por Edmund Husserl, para pensar com isenção. Avisa que o curso pode desconstruir ideias aprendidas antes, mas promete também reconstrução e crescimento espiritual. Então apresenta a ferramenta que usará do começo ao fim, a diérese, a divisão de um conceito aparentemente simples em dois. A primeira separa Jesus e Cristo, e dela nasce a distinção entre a cristologia de cima, que parte da divindade, e a cristologia de baixo, que parte do ser humano Jesus.
- Messias, o ungido, e o Jesus histórico de KählerCristo não é sobrenome. Ricardo Quadros Gouvêa mostra que a palavra traduz para o grego o hebraico Messias, o ungido, e explica a unção de reis, sacerdotes e profetas, base do ofício triplo de Cristo. Percorre as dominações sofridas por Israel e o breve período de independência asmoneu, que alimentou o sonho de um rei da casa de Davi capaz de expulsar os romanos. Distingue esse Messias do Cristo da fé cristã, Filho de Deus e Verbo encarnado. Depois apresenta o livro de Martin Kähler, de 1892, e a diferença entre Historie, os fatos que a historiografia busca, e Geschichte, aquilo que marcou a história, distinção decisiva para Bultmann, Tillich, Moltmann e a grande teologia alemã do século XX.
- Jesus zelote e o judaísmo do segundo temploQual é a hipótese mais forte sobre o Jesus histórico? Ricardo Quadros Gouvêa anuncia as sete principais e começa pela primeira: Jesus como revolucionário, um zelote em sentido amplo contra a ocupação romana, no contexto descrito por Richard Horsley. Para entender esse cenário, recua ao judaísmo pós-exílico e à influência persa em ideias como Satanás, inferno, ressurreição e juízo final, diferencia Bíblia Hebraica e Antigo Testamento, o mesmo texto lido de dois modos, e aponta marcas babilônicas na semana de sete dias, no sábado e na lei mosaica. Passa ainda pelos genocídios sofridos pelos judeus e pela destruição de Jerusalém no ano 70 e, a partir de uma pergunta da turma, pela volta dos judeus à cidade sob domínio muçulmano.
- Esperança messiânica e o Jesus apocalípticoComo um rei estrangeiro chegou ao trono de Israel? Ricardo Quadros Gouvêa narra a disputa entre os herdeiros asmoneus que abriu as portas a Roma e o governo de Herodes, o Grande, odiado como colaboracionista. Nesse clima de impostos pesados e elite sacerdotal corrupta crescem a esperança messiânica, o movimento zelote e grupos como a comunidade de Qumran, contrária ao templo, atitude que João Batista e Jesus também tinham. O professor mostra Jesus como rabino próximo da escola de Hillel e apresenta a segunda grande hipótese, firmada por Albert Schweitzer: Jesus foi um profeta apocalíptico que anunciava o fim iminente do mundo. Fecha explicando a literatura apocalíptica: revelação, juízo dos poderosos e vindicação dos pobres.
- Jesus curandeiro, místico, rabino e filósofo cínicoPor que Jesus curava e expulsava demônios? Ricardo Quadros Gouvêa examina o lado xamânico de Jesus, homem cheio do Espírito numa época em que doença e possessão eram a mesma coisa, e compara essa figura ao pajé e a profetas como Elias. Apresenta o Jesus místico ligado à mística judaica da Merkavá, nascida das visões do trono de Ezequiel, segundo Margaret Barker, e mostra por que o batismo de João e de Jesus, que oferecia perdão sem sacrifício, ameaçava a elite do templo e talvez encenasse uma nova entrada na terra prometida. Completa o quadro com o rabino fariseu e com a hipótese, defendida por Burton Mack e muito contestada, de Jesus como filósofo cínico andarilho, contrário às convenções do seu tempo.
- Fusão judaico-helenista e o movimento de JesusO cristianismo não é judaico nem grego: Ricardo Quadros Gouvêa o apresenta como fruto de uma fusão quase impossível entre judaísmo e helenismo, e talvez por isso tão poderoso. Em seguida volta aos anos 30 a 50, estudados por John Dominic Crossan em O Nascimento do Cristianismo, quando ainda não havia evangelhos nem cartas de Paulo. O movimento de Jesus, liderado por Tiago, irmão de Jesus, era inteiramente judaico, frequentava o templo, esperava o retorno iminente do Messias e não via Jesus como Deus. O professor mostra como essa expectativa foi revista em textos posteriores e liga esse grupo aos ebionitas, os judaizantes combatidos em Gálatas, e à hipótese de que eles teriam moldado a visão de Jesus no islamismo.
- Paulo, as duas missões e o Cristo místicoCom Paulo surge outro cristianismo. Ricardo Quadros Gouvêa parte de A Tale of Two Missions, de Michael Goulder, para contrastar a missão de Pedro entre os judeus e a de Paulo entre os gentios, e mostra como Gálatas desmente a harmonia narrada em Atos. Explica por que as cartas paulinas, os textos mais antigos do Novo Testamento, moldaram os quatro evangelhos, como lembra Marcus Borg. Com Albert Schweitzer e O Misticismo do Apóstolo Paulo, apresenta um Cristo místico, conhecido por visões e revelações, quase sem relação com a vida de Jesus, a ponto de a última ceia aparecer primeiro em Paulo. A partir de uma pergunta da turma, separa as sete cartas autênticas das pseudepigráficas, como Efésios, Colossenses e as pastorais.
- Crítica textual e a mística de PauloO que os manuscritos revelam sobre a Bíblia? Ricardo Quadros Gouvêa diferencia a alta crítica, histórica, da baixa crítica, textual, e mostra como as famílias de manuscritos e suas variantes desafiam a ideia de um texto inerrante. Dá exemplos de inserções posteriores, como o versículo trinitário de Primeira João e a ordem para as mulheres se calarem em Primeira Coríntios, e, a partir de uma pergunta da turma, o episódio da mulher adúltera em João. Lembra o trabalho de Tischendorf com milhares de manuscritos. Depois volta a Paulo como místico, cita a leitura provocadora de A. N. Wilson e explica justificação, união mística com Cristo, teose e cristificação, até chegar ao pleroma, conceito de raiz gnóstica.
- O Paulo gnóstico e a figura de João BatistaPaulo pode ser lido como origem do gnosticismo? Ricardo Quadros Gouvêa apresenta The Gnostic Paul, de Elaine Pagels, e a linhagem que liga Basílides e Valentino a Paulo. Mostra que o gnosticismo dominou o segundo século e foi conhecido por séculos só pelos seus adversários, até a descoberta da biblioteca de Nag Hammadi, em 1945, mudar tudo: o conhecimento gnóstico era experiência mística, não sistema de crenças. Depois, a partir de perguntas da turma, trata de João Batista, cuja importância diminui de Marcos a João, de Jesus como seu discípulo e da tese de James Tabor sobre a expectativa de dois messias, um sacerdote e um rei, papéis que Jesus teria acumulado após a morte de João.
- Paulo, os evangelhos e o cristianismo gentílicoPaulo era judeu ou grego? Ricardo Quadros Gouvêa discorda da Nova Perspectiva sobre Paulo, de N. T. Wright, e defende que não se pode extirpar o elemento helenista do cristianismo. Paulo surge como judeu da diáspora, educado em Tarso, fluente em grego e decidido a levar o evangelho aos gentios, o que lhe valeu a hostilidade da igreja de Jerusalém. O professor mostra como o século XIX tentou apagar o judaísmo de Jesus, até o Jesus ariano do nazismo, e como a reação oposta o tornou exclusivamente judeu. Os evangelhos, escritos depois do ano 70 para um cristianismo já gentílico, trazem um Jesus judeu e helenista. A partir de uma pergunta da turma, fala ainda dos mandeus, seguidores de João Batista até hoje.
MÓDULO 2Os evangelhos em camadas: de Paulo a João
12 aulas
O segundo módulo dá mais uma volta no parafuso. Ricardo Quadros Gouvêa parte da hipótese de que Paulo inventou o cristianismo, lido à luz das escolas de mistério helenistas, e segue para a destruição do templo, a datação dos evangelhos e a tese de Wrede de que nenhum deles é biografia. O centro do módulo é a desarmonia dos quatro evangelhos: o tetramorfo, Marcos e o servo sofredor, Mateus e o novo Moisés, Lucas e o homem cheio do Espírito, João e o logos encarnado. Depois vêm as fontes fora da Bíblia, como Josefo e Tiago, a fonte Q, a engenharia reversa que construiu a paixão a partir do Antigo Testamento, a ressurreição como metamorfose e o reino de Deus. No fim, o professor propõe a fé de Jesus, homem do Espírito, como chave para a reconstrução.
- Paulo e as escolas de mistério helenistasRicardo Quadros Gouvêa retoma o processo de desconstrução e reconstrução e avisa que apresenta o estado da pesquisa, sem se colocar como dono da verdade. A partir de Hyam Maccoby e do livro The Mythmaker, discute a tese de que o cristianismo como o conhecemos foi invenção de Paulo, um judeu helenizado que levou aos gentios o movimento de Jesus, antes um partido judaico de Jerusalém. Para entender essa passagem, apresenta as escolas de mistério, sociedades religiosas secretas que prometiam salvação pela união mística com uma figura divina. Com Timothy Freke e Peter Gandy, mostra a grande diferença do mistério de Jesus: público, gratuito e aberto até aos escravos. E fecha com os cristianismos no plural e a crítica à ideia de ortodoxia.
- Dionísio, Ísis, Tamuz e os cultos de mistérioQuem eram os deuses das escolas de mistério e o que eles têm em comum com o Cristo de Paulo? O professor percorre o culto de Dionísio, nascido de uma mortal, com sua refeição de pão e vinho, os mistérios de Héracles, os de Deméter e Perséfone ligados aos ciclos da natureza, o culto extático de Cibele e Átis e o de Ísis e Osíris, descrito por Plutarco e Apuleio, com Hórus concebido sem contato físico. Recua até os sumérios, com Ishtar e Dumuzi, o Tamuz criticado por Ezequiel e mais tarde o Adônis dos gregos. Conclui que essa é uma explicação razoável das ideias de Paulo sem apelar ao sobrenatural, reafirma que fala como pastor e cristão e defende que as igrejas não devem esconder dos fiéis o que se discute na academia.
- Destruição do templo, evangelhos e a tese de WredeA destruição de Jerusalém no ano 70 é o divisor de águas: termina o judaísmo do segundo templo, nasce o judaísmo rabínico, que fixa o cânone hebraico em Yavne, e o cristianismo se torna uma religião universal e gentílica. Ricardo Quadros Gouvêa explica por que os historiadores não tomam os evangelhos como documentos confiáveis: foram escritos entre os anos 70 e 100 por autores anônimos de língua grega, não por testemunhas oculares. Apresenta as fontes hipotéticas, a fonte Q e o Evangelho da Cruz de John Dominic Crossan, e a virada do século XIX que reconheceu Marcos como o primeiro evangelho. Por fim, mostra como William Wrede jogou um balde de água fria na primeira busca ao afirmar que Marcos é tão teológico quanto os demais.
- O tetramorfo e Marcos, o herói trágicoHomem, boi, leão e águia: Ricardo Quadros Gouvêa parte do tetramorfo, as quatro faces da visão de Ezequiel e do Apocalipse, que Irineu usou para defender que só quatro evangelhos eram válidos. O professor considera que Irineu ligou cada evangelho ao animal errado e prefere a leitura de Jamieson, Fausset e Brown, depois popularizada por Watchman Nee, Harry Ironside e a Bíblia de Scofield: Marcos é o boi, Mateus o leão, Lucas o homem e João a águia. Começa então por Marcos, o boi do sacrifício, o servo sofredor de Isaías 53. Contesta a ideia de que o evangelho seja um gênero sem paralelo na Antiguidade e, com Helen Bond, apresenta o Jesus de Marcos como herói trágico, sem genealogia e sem nascimento espetacular.
- Desarmonia dos evangelhos e os profetas cristãosO exercício proposto é difícil: ler Marcos como se os outros evangelhos não existissem. O professor explica por que a palavra mais importante do título de cada evangelho é katá, segundo, e mostra como a igreja sempre tentou harmonizá-los, do Diatessaron de Taciano às sinopses de hoje, e como o Natal e a Paixão fundem narrativas diferentes. A partir de uma pergunta da turma sobre o Didaqué, fala desse texto das igrejas gentílicas, das cartas pastorais e dos profetas cristãos que, como Paulo, tinham visões de Cristo. Daí surge a distinção entre as parábolas de Jesus, memória anterior à Páscoa, e as parábolas sobre Jesus, criadas pela igreja primitiva. Fecha mostrando que a busca do Jesus histórico tem compromisso com a ciência histórica.
- Marcos: segredo messiânico, lei e túmulo vazioPor que, em Marcos, Jesus manda que ninguém saiba que ele é o Messias? Ricardo Quadros Gouvêa apresenta o segredo messiânico e pergunta se Jesus tinha consciência messiânica. Mostra a ruptura radical com a lei mosaica e com o templo, do batismo de João, que oferecia perdão sem sacrifício, a Marcos 7,19, onde todos os alimentos são declarados puros, em contraste com Lucas e Atos. Lê a crucificação em Marcos: Jesus calado, talvez à espera do Filho do Homem, figura da literatura apocalíptica judaica que talvez não fosse ele mesmo, e o grito do Salmo 22 como colapso de uma esperança. Explica que o evangelho termina em 16,8, com o túmulo vazio e o silêncio das mulheres, e que os finais longo e curto são acréscimos posteriores.
- Mateus, o novo Moisés, e Lucas, o homem divinoEm Mateus, Jesus é o leão: o novo Moisés, o legislador da nova aliança e o filho de Davi. Com Dale Allison e a leitura de Robert Price, o professor mostra os cinco grandes sermões que ecoam o Pentateuco e um Jesus que veio cumprir a lei, não aboli-la, bem diferente do Jesus de Marcos. Em Lucas e Atos, Jesus é o homem divino, cheio do Espírito, compassivo e em paz, dono da situação até na cruz, onde conversa com o outro crucificado e perdoa os soldados. A descida do Espírito em Atos e em João mostra mais uma vez a desarmonia dos textos, e Marcus Borg ajuda a ordená-los no tempo. O professor fecha com a origem de Jesus: o nascimento em Mateus e Lucas, Maria como Theotokos e os dogmas marianos posteriores.
- João, o logos encarnado e o Jesus históricoEm João, Jesus é o logos encarnado, a palavra e a razão divina. Ricardo Quadros Gouvêa mostra que o termo vem de Fílon de Alexandria, judeu platônico que ensinou os pais da igreja a ler a Bíblia por alegoria, e da sabedoria personificada de Provérbios 8 e do Eclesiástico, a Sofia. Explica por que João, o último evangelho, pouco serve à busca do Jesus histórico, e o que a quarta busca, com C. H. Dodd e Paula Fredriksen, quer recuperar dele: não os discursos, mas dados da narrativa, como as várias idas a Jerusalém, os três anos de ministério e a morte na véspera da Páscoa, junto aos cordeiros do templo. Discute o dilema de C. S. Lewis, louco, charlatão ou Filho de Deus, e por que ele supõe que os discursos de João sejam históricos.
- Fontes extrabíblicas: Josefo, Tiago e a fonte QQuase nenhum historiador da época fala de Jesus, e esse silêncio alimenta os miticistas, para quem Jesus nunca existiu. Ricardo Quadros Gouvêa examina as fontes: os evangelhos de Tomé e de Pedro, as menções aos cristãos em Tácito, Suetônio e Plínio, o Jovem, e sobretudo Flávio Josefo, que fala de Jesus crucificado por Pôncio Pilatos e de Tiago, irmão de Jesus. Daí conclui que Jesus existiu e morreu como sedicioso contra Roma. O retrato de Tiago surpreende: membro respeitado do Sinédrio, com votos de nazireu, mostra quanto o movimento de Jesus diferia do cristianismo posterior. O professor volta aos evangelhos lidos com desconfiança e apresenta a teoria documental difundida por Rudolf Bultmann, com Marcos, Q, M e L.
- Engenharia reversa: Jesus lido a partir do ATE se a paixão de Cristo tiver sido escrita a partir das profecias, e não o contrário? O professor apresenta a tese da engenharia reversa: a igreja primitiva leu a Bíblia hebraica como texto sobre Jesus e construiu sua história com o Salmo 22, Isaías 53 e Oseias 11, da partilha das vestes ao nenhum osso quebrado. Mostra que as narrativas do nascimento em Mateus e Lucas são construções literárias que se contradizem e que Paulo, em Romanos 1, via Jesus feito Filho de Deus pela ressurreição. Com o critério do embaraço, afirma que o batismo de Jesus por João é histórico e o lê como experiência mística, ideia central do curso. E acompanha como a voz do céu e o próprio batismo mudam de Marcos a João.
- Ressurreição como metamorfose e nascimento virginalNem os nomes dos doze discípulos coincidem de um evangelho para outro, e a ortodoxia vive tentando harmonizá-los. A partir de um comentário da turma sobre os relatos das aparições, Ricardo Quadros Gouvêa propõe que a ressurreição descrita nos evangelhos não é uma ressuscitação, como a de Lázaro, mas uma metamorfose ontológica: um corpo incorruptível, que atravessa paredes, como Paulo descreve em Primeira Coríntios 15. Em seguida, mostra o que a historiografia afirma sobre a crucificação, castigo de milhares de insurretos, e expõe com cautela as hipóteses naturalistas sobre a gravidez de Maria, que considera especulações sem base histórica. Prefere outra explicação: o nascimento virginal é tema comum nas mitologias antigas.
- Reino de Deus, mulheres e a fé de JesusO que a pesquisa confirma é que Jesus pregou o reino de Deus, mas qual reino? Com Schweitzer e Weiss, Ricardo Quadros Gouvêa apresenta o profeta apocalíptico; com Crossan, Fredriksen e Borg, uma reforma social vivida na refeição comum, aberta às mulheres que estudavam e viajavam com Jesus. Comenta a pregação contra o templo e a purificação do templo como gesto programático. Propõe então a fé de Jesus, e não apenas a fé em Jesus, como diziam Ernst Fuchs e Gerhard Ebeling. A partir de uma pergunta da turma, expõe as teorias sobre o corpo de Jesus, de Crossan a Reimarus e Paulus, e critica a leitura de uma ascensão física. Fecha lembrando que a reconstrução é a vida no Espírito e a união mística de Paulo.
MÓDULO 3A construção do Cristo da fé, de Paulo ao pietismo
11 aulas
Se o Jesus histórico é um construto da pesquisa moderna, o Cristo da fé também foi construído, camada sobre camada. Ricardo Quadros Gouvêa começa por Paulo, o fariseu de língua grega que fez do profeta da Galileia uma ideia teológica e ofereceu aos gentios uma religião fácil de exportar. Dali o módulo segue a engenharia: a ortodoxia de Irineu, o Cristo rei do Apocalipse, os gnosticismos e o Logos celestial, Tertuliano e os capadócios, Niceia e Calcedônia. Depois vêm o Pseudo-Dionísio e a mística medieval, a expiação de Anselmo, a teologia da cruz da Reforma, o dogmatismo da ortodoxia protestante e o Jesus amigo do pietismo, lido por Jacquelyn Grant. No fim, o professor volta a Paulo e Jerusalém e defende a tensão entre a cruz e a glória.
- Paulo, o judeu que fez de Jesus o CristoComo um profeta judeu da Galileia virou o Cristo e, aos poucos, o próprio Deus? Ricardo Quadros Gouvêa abre o módulo com a construção do Cristo da fé e aponta o engenheiro: Paulo, rabino fariseu da tribo de Benjamim que, depois de uma experiência mística, se tornou o apóstolo dos gentios. Com Bart Ehrman, Barrie Wilson, Hyam Maccoby e A. N. Wilson, mostra que os primeiros seguidores de Jesus eram judeus que iam ao templo, e que evangelhos e Atos foram escritos depois de Paulo, já com as lentes dele. O professor compara Paulo, cidadão romano e intelectual de língua grega, com os discípulos galileus, e explica por que as comunidades paulinas viraram modelo da igreja.
- Paulo transforma Jesus em ideia teológicaPaulo quase nada diz sobre os milagres, as parábolas ou o nascimento de Jesus. O que lhe importa é a morte e o seu sentido metafísico: nas cartas, Jesus deixa de ser uma pessoa e vira uma ideia. Ricardo Quadros Gouvêa mostra como pecado original, justificação pela fé e expiação na cruz nascem como sistema paulino, discute quais cartas são de fato de Paulo e lê o hino de Filipenses 2 como sinal de um protognosticismo. Fala do evangelho que Paulo diz ter recebido por revelação do Cristo ressurreto, sem passar pelos apóstolos, e contrapõe o reino de Deus na terra, pregado por Jesus, à salvação espiritual pregada por Paulo, mais fácil de levar aos gentios.
- Paulo, a autoridade e a invenção da ortodoxiaPor que o paulinismo agradou tanto ao Império Romano? Ricardo Quadros Gouvêa fala da obediência às autoridades, da igreja institucionalizada e de um Paulo combativo, que não sugeria, pontificava. A partir de uma observação da turma sobre a figura do bispo, chega a Irineu e ao Adversus Haereses, onde nasce a ideia de ortodoxia como doutrina correta, lida com Rubem Alves em Protestantismo e Repressão. O professor define heresia como escolher o que crer, provoca dizendo que a maioria dos cristãos é herege sem saber e situa o curso como pesquisa historiográfica, não pregação. Fecha com Karl Barth e a fórmula de Anselmo, fides quaerens intellectum: compreender a fé hoje exige fazer história.
- O Cristo do Apocalipse e a metáfora temporalAo lado de Paulo, o Novo Testamento guarda outro testemunho: o Apocalipse, de um João que não é o evangelista e que quase ficou fora do cânon. Ricardo Quadros Gouvêa apresenta o Cristo Pantocrator, rei do universo, decisivo para a liturgia bizantina, e mostra como essa imagem foi capturada pelo dominionismo contemporâneo, que espera um Jesus guerreiro, bem diferente do homem compassivo dos evangelhos. A chave proposta é a metáfora temporal da mística judaica, em que o porvir fala do transcendente e não de um futuro no calendário. Com Jürgen Moltmann e Gerd Theissen, inclusive o romance A Sombra do Galileu, o professor expõe o equívoco do literalismo.
- Os gnosticismos e o Logos celestialNão houve um gnosticismo, houve vários, e por pouco eles não prevaleceram sobre a protoortodoxia. Ricardo Quadros Gouvêa mostra o que dessa corrente entrou no cristianismo, como a espiritualização e o ascetismo, e alerta contra a leitura feita pelos adversários, de Irineu a Hipólito. A descoberta de Nag Hammadi, em 1945, mudou o quadro, e o professor aproveita para dizer que muitas histórias da igreja são apologética disfarçada. Explica então a mitologia gnóstica: o Logos de Fílon, chamado pronoia, primeira emanação do Deus inefável, que visita o mundo para libertar da religião de Ialdabaoth, o demiurgo do Timeu de Platão, e o pleroma, a plenitude celestial.
- Do Logos à Trindade: manifestações de DeusA doutrina da Trindade não está na Bíblia nem nos primeiros séculos. Ricardo Quadros Gouvêa parte das emanações gnósticas para chegar a Tertuliano de Cartago, que falou de trinitas e de três personae, palavra que designava máscaras de teatro, modos de ser, e não pessoas no sentido moderno. Mostra como os capadócios, com Basílio, o Grande, falaram de três hipóstases de uma única essência, e insiste que a segunda pessoa era o Logos, não o judeu Jesus de Nazaré. A partir de uma lembrança da turma sobre Karl Barth, segue a genealogia da ideia pela escola de Alexandria, de Clemente e Orígenes, ponte entre gnosticismo e protoortodoxia, e pelo divino feminino.
- Niceia, Calcedônia e a exaltação de JesusCom a filosofia grega no centro, a cristologia deixa de falar do que Jesus ensinou e passa a falar de doutrinas sobre ele. Ricardo Quadros Gouvêa percorre Niceia, a longa sobrevida do arianismo e Calcedônia, com sua dupla natureza, e provoca: na prática, católicos e evangélicos são monofisitas, cultuam só o Cristo divino. Depois de uma observação da turma sobre o modo como Paulo distingue Deus e o Senhor Jesus, o professor lê Romanos 1 e mostra que, para Paulo, houve exaltação, uma apoteose como a dos imperadores, e não preexistência. Com Elaine Pagels e Albert Schweitzer, aproxima a mística paulina do gnosticismo e descreve a divinização como processo gradual.
- Pseudo-Dionísio e o Cristo que iluminaNo século VI, um monge assinou como Dionísio Areopagita, o convertido de Paulo em Atenas, e ganhou autoridade quase apostólica. Ricardo Quadros Gouvêa apresenta o Pseudo-Dionísio como pai da mística cristã e cunha subversiva dentro da ortodoxia, origem de uma tradição que passa por Hildegarda de Bingen, Matilde de Magdeburgo, Juliana de Norwich e Mestre Eckhart. Nele, Cristo é a luz que ilumina, e a salvação é despertamento, não pagamento de dívida. O professor critica a troca de Cristo pela revelação escrita, inverte a acusação de salvação pelo conhecimento contra quem a reduz a subscrever doutrinas e descreve o Cristo da alta Idade Média, feito talismã e relíquia.
- Anselmo, a expiação e a teologia da cruzCom Anselmo e o Cur Deus Homo, Cristo vira peça de uma tratativa jurídica: a satisfação substitucionária, que paga a dívida e aplaca a ira divina. Ricardo Quadros Gouvêa discute o problema da expiação violenta com J. Denny Weaver e com Rebecca Parker e Rita Nakashima Brock, que mostram a antiguidade cristã centrada na restauração do paraíso. Passa pela Reforma, com o solus Christus, a crítica às relíquias e as teorias forense e federal, e lamenta o desaparecimento das palavras de Jesus, que o franciscanismo havia recuperado. O ponto alto é a oposição entre teologia da cruz e teologia da glória, e a defesa de uma tensão dialética entre as duas.
- Ortodoxia protestante, pietismo e o Jesus amigoOs reformadores revisavam doutrinas; seus herdeiros puritanos as congelaram num sistema. Ricardo Quadros Gouvêa mostra como a ortodoxia protestante reduz a Bíblia a textos prova e comete duas inversões: troca Cristo pela Bíblia como palavra de Deus e troca a Bíblia pelo sistema de doutrinas, tido como infalível. Com Rubem Alves, chama o dogmatismo de fibrose do pensamento. Depois vem o pietismo de Spener e Zinzendorf, que salvou o protestantismo com o Jesus amigo, sem esconder seu legalismo, e a leitura de Jacquelyn Grant, que opõe o Cristo das mulheres brancas ao Jesus das mulheres negras. A aula deixa quem assiste à porta do Iluminismo e do deísmo.
- Paulo diante de Jerusalém e a mística perdidaA partir de uma pergunta da turma, Ricardo Quadros Gouvêa lê o livro de Atos nas entrelinhas, com Michael Goulder e A Tale of Two Missions. A oferta aos pobres de Jerusalém seria dirigida aos ebionitas, um cristianismo que recusava a divinização de Jesus, e a cena de Paulo de cabeça raspada no templo parece mais humilhação imposta do que conversão sincera, até sua entrega ao poder romano. Em seguida, a propósito de A Cruz de Cristo, de John Stott, o professor volta à tensão entre cruz e glória: a Reforma jogou fora a mística medieval com a água suja, e teólogos como Barth, Tillich, Moltmann, Rahner e Teilhard de Chardin ajudam a recuperar o mistério.
MÓDULO 4Das buscas do Jesus histórico ao Cristo cósmico
10 aulas
O último módulo atravessa dois séculos e meio de pesquisa sobre Jesus e chega ao lugar que dá nome ao curso. Ricardo Quadros Gouvêa parte do Iluminismo, divisor de águas da teologia, e do método histórico-crítico, para acompanhar a primeira busca do Jesus histórico, de Reimarus a Schweitzer, o mito em Strauss e o sagrado em Otto. Vêm depois a não busca de Barth, Tillich e Bultmann, a segunda busca de Käsemann e do Jesus Seminar, a terceira busca que devolve Jesus ao judaísmo depois das descobertas de Qumran e Nag Hammadi, a quarta busca e as teses miticistas da franja acadêmica. Diante de um Jesus caleidoscópico, o professor propõe o caminho místico do Cristo cósmico e fecha o curso com a imagem das camadas como cordas de um violão.
- Cristo como paradoxo, teofania e caminho místicoA partir de uma pergunta da turma sobre a dupla natureza e a exaltação de Cristo, Ricardo Quadros Gouvêa abre o último encontro com uma cristologia pessoal. Com Kierkegaard e as Migalhas Filosóficas, apresenta Cristo como paradoxo absoluto, junção do temporal e do eterno, e defende que a doutrina das duas naturezas é bela quando lida como símbolo, não como angústia. Mostra a percepção do divino em Cristo como processo histórico, do messianismo judaico à exaltação helenista e à pré-existência, e propõe pensar Jesus como teofania: Deus estava em Cristo. Com Ernst Fuchs, insiste na fé de Jesus, e não só em Jesus, e com John Shelby Spong anuncia a tese do curso: a crítica bíblica pode renovar a fé pelo caminho místico.
- Iluminismo, deísmo e o método histórico-críticoPor que o Iluminismo divide a teologia em duas? Ricardo Quadros Gouvêa mostra como o fundamentalismo continua fazendo teologia pré-iluminista em pleno mundo moderno, enquanto a teologia pós-iluminista abraça ciência, historiografia e fenomenologia. Apresenta o deísmo de John Toland, para quem a verdade sobre Deus não é exclusiva dos cristãos, e a crítica de Voltaire à superstição, ao fanatismo e à intolerância. Com Espinosa e o Tratado Teológico-Político, chega à semente da crítica bíblica e, dali, ao método histórico-crítico: baixa crítica, crítica das fontes, das formas e da redação. O livro de Jó, comparado a uma boneca russa, e o final acrescentado a Marcos mostram que nenhum texto bíblico caiu pronto do céu.
- A primeira busca: de Reimarus a SchweitzerÉ aqui que começa a busca do Jesus histórico. Ricardo Quadros Gouvêa apresenta os fragmentos de Reimarus, publicados por Lessing, com Jesus nascido em Nazaré e o corpo roubado do túmulo, e a tese de Paulus de que Jesus sobreviveu à cruz, retomada mais tarde por Barbara Thiering. Com Wrede, mostra que Marcos é tão teológico quanto os outros evangelhos e explica o segredo messiânico, além do que significava, para um judeu, chamar alguém de Cristo, filho do Deus vivo. Passa pelos românticos, Schleiermacher e Renan, e pelo Jesus profeta apocalíptico de Johannes Weiss, até a pá de cal de Albert Schweitzer, que encerra a primeira busca chamando Jesus de mistério inefável a ser descoberto por cada um.
- Strauss, o mito e as ciências da religiãoAinda na primeira busca, Ricardo Quadros Gouvêa apresenta Ferdinand Christian Baur, que tira João da pesquisa sobre o Jesus histórico e antecipa a tese dos dois documentos, e sobretudo David Friedrich Strauss, autor do livro que vale ler entre todos os da primeira busca, A Vida de Jesus Criticamente Examinada. Strauss mostra que os sinóticos constroem Jesus a partir do Antigo Testamento, numa espécie de engenharia reversa das profecias, e é o primeiro a falar de mito no Novo Testamento. O professor percorre então o nascimento das ciências da religião com Tylor, Robertson Smith e Frazer, até O Sagrado de Rudolf Otto, que faz da fé cristã uma experiência do sagrado ao mesmo tempo fascinante e terrível.
- A não busca: Barth, Tillich e BultmannDepois de Schweitzer, a teologia do século XX decide que a fé não precisa do Jesus histórico. Ricardo Quadros Gouvêa explica o período da não busca a partir do abismo de Lessing entre a história e a metafísica, retomado por Kierkegaard: como fazer a salvação eterna depender de fatos contingentes? Mostra como o predestinacionismo resolve o problema transformando a história em metafísica, e por que os pós-iluministas não aceitam essa ponte. Apresenta o cristomonismo de Karl Barth, o novo ser de Paul Tillich e a desmitologização de Rudolf Bultmann, para quem a Bíblia é mito de capa a capa, sem que mito signifique mentira, e o esforço de traduzir sua mensagem para quem vive na era tecnocientífica.
- A segunda busca, o Jesus Seminar e a virada linguísticaNos anos 1950, Ernst Käsemann reabre a questão: a fé cristã não pode se desligar da história. Ricardo Quadros Gouvêa acompanha a segunda busca com Günther Bornkamm e James Robinson e explica seus critérios, atestação múltipla, dissimilaridade e coerência, na tentativa de chegar à ipsissima verba de Jesus. Mostra o apogeu dessa busca no Jesus Seminar, que em The Five Gospels classifica as palavras de Jesus em quatro cores e conclui que só uma pequena parte é dele. A partir de perguntas da turma, situa Joachim Jeremias e a crítica das formas no período da não busca e lembra a crítica de Schweitzer, antes de mostrar que a segunda busca nasce no contexto da virada linguística da filosofia.
- Manuscritos antigos e a terceira busca: Jesus judeuPor que a terceira busca funciona? Ricardo Quadros Gouvêa abre um excurso sobre as grandes descobertas de textos antigos: as tabuinhas de Nínive, os documentos cananeus de Ras Shamra, com El, Baal e Aserá, os manuscritos do Mar Morto e a biblioteca de Nag Hammadi. Com Qumran surge um contexto novo para a época de Jesus, e Geza Vermes escreve Jesus, o Judeu: Jesus não era cristão. O professor mostra um Jesus da franja do judaísmo, crítico do segundo templo, que oferecia perdão gratuito pelo batismo, próximo dos essênios e lido por Margaret Barker como místico do primeiro templo, ao lado de outros milagreiros como Honi e Hanina ben Dosa. Fecha com E. P. Sanders e John P. Meier.
- Crossan, Horsley, Boff e a quarta buscaRicardo Quadros Gouvêa apresenta os grandes nomes da terceira busca: John Dominic Crossan e seu sábio subversivo de inspiração cínica, que propõe uma comunidade de partilha contra a ocupação romana, Marcus Borg, Richard Horsley e o reino de Deus contra o império, o guia de Helen Bond e o romance A Sombra do Galileu, de Gerd Theissen, que lê os evangelhos como linguagem cifrada. Chega ao Jesus Cristo Libertador de Leonardo Boff e às teologias da libertação, herdeiras de Moltmann e Metz. Depois examina, com olhar crítico, a quarta busca, apoiada na cronologia de João, de C. H. Dodd a Paula Fredriksen, e defende o equilíbrio entre judaísmo e helenismo na origem do cristianismo.
- O miticismo e um Jesus caleidoscópicoE se Jesus nunca tivesse existido? Ricardo Quadros Gouvêa apresenta o miticismo, de Bruno Bauer e Arthur Drews a Robert Price, Dorothy Murdock e Richard Carrier, e a vertente que vê os evangelhos como invenção romana: Joseph Atwill, James Valliant e Rose Mary Sheldon, para quem Paulo seria um infiltrado de Roma no judaísmo revolucionário. Mostra também Candida Moss, que questiona a perseguição romana aos cristãos, e Barbara Thiering, que lê os manuscritos do Mar Morto como crônica do movimento de Jesus e Tiago. São teses da franja acadêmica, bem documentadas e sedutoras. A conclusão do percurso é que Jesus se tornou uma figura caleidoscópica, com muitas imagens difíceis de hierarquizar.
- O Cristo cósmico e as cordas de um violãoDiante de tantas imagens de Jesus, resta ao cristão o caminho místico do Cristo cósmico. Ricardo Quadros Gouvêa percorre Teilhard de Chardin e a cristosfera, Matthew Fox, Deepak Chopra e o terceiro Cristo, Richard Rohr, o Evangelho de Tomé, John Carroll, Thich Nhat Hanh e Thomas Moore. A partir de comentários da turma sobre Peter Enns, fala do pecado da certeza e da cristicidade de Kierkegaard: ser cristão é ser espelho de Cristo, não ter doutrinas corretas. Por fim, propõe uma fé libertadora, de reconstrução, que fala do Jesus histórico sem medo, e explica o título do curso: as camadas de Jesus Cristo funcionam como cordas de um violão, todas necessárias para a música da fé.
Cursos relacionados.
Todos entram na mesma assinatura da plataforma digital.